Após o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmar o adiamento das Olimpíadas de Tóquio para 2021, a Federação Internacional de Natação (FINA) ressaltou, em um comunicado oficial, que planeja modificar a data do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, para adequar seu calendário ao maior evento esportivo do mundo.
A competição é a maior preocupação da FINA, já que está marcada para acontecer entre 16 de julho e 1 de agosto de 2021, o que pode ocasionar um choque com a data dos Jogos Olímpicos. No entanto, o COI já montou uma força-tarefa e considera a possibilidade da Olimpíada ser logo no primeiro semestre, e não necessariamente no verão no hemisfério norte.
- A FINA agora trabalhará em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da FINA de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição, se necessário e de acordo com o COI - destacou em comunicado oficial.
Além da FINA, a World Athletics também anunciou que pretende modificar as datas do próximo Mundial de Atletismo, que será realizado entre 6 e 15 de agosto, em Eugene, nos Estados Unidos. Com esta movimentação, as federações demonstram apoio ao COI e pretendem ajudar a entidade a alocar as Olimpíadas no calendário esportivo de 2021.
Confira a nota de FINA na íntegra
"À medida que a pandemia do Covid-19 se espalha, a FINA gostaria de reiterar sua preocupação por todos os afetados. A FINA está bem ciente dos problemas enfrentados pelos atletas de esportes aquáticos em todo o mundo, especialmente com relação ao treinamento e acesso à piscina.
Além disso, após o anúncio conjunto de hoje dos Organizadores do COI e de Tóquio 2020, referente ao adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, a FINA agora trabalhará em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da FINA de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição, se necessário e de acordo com o COI.
O principal objetivo da FINA é garantir o sucesso de seu evento de vitrine, considerando a importância do bem-estar dos atletas e maximizando as oportunidades para as estrelas aquáticas competirem no mais alto nível.
A FINA gostaria de expressar sua gratidão contínua e sincera ao COI e aos organizadores do Tóquio 2020 e do Campeonato Mundial da FINA 2021 FINA, por seus esforços consideráveis para unir o mundo de maneira pacífica através do esporte"
Dia 26/03/2020 19:20