Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Federação Internacional de Basquete adia sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

FIBA ainda não definiu uma nova data e irá aguardar as consequências do coronavírus. As doze seleções femininas já foram conhecidas, e ainda restam quatro vagas no masculino

No Pré-Olímpico, a seleção brasileira feminina de basquete não se classificou para as Olimpíadas de Tóquio 2020 (Divulgação/FIBA)
Escrito por

Em comunicado oficial, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou o adiamento do sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.  A definição dos confrontos seria realizado em Mies, na Suíça, no dia 20 de março. A entidade ainda não definiu uma nova data e irá aguardar as consequências do coronavírus. O torneio masculino começará no dia 26 de julho, enquanto que feminino iniciará um dia depois. 

A seleção feminina de basquete já está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que não acontecia desde 1992. O Brasil perdeu os três jogos do Pré-Olímpico, disputado em Bourges, na França. O primeiro contra Porto Rico (91 a 89) depois para a França (89 a 72) e, por fim, para a Austrália (86 a 72).

No masculino, o Brasil vai disputar um torneio pré-olímpico que ocorrerá de 23 a 28 de junho, em quatro sedes: Split (Croácia), Belgrado (Sérvia), Kaunas (Lituânia) e Victoria (Canadá). A seleção está na chave disputada na Croácia e estreará dia 23 de junho contra a Tunísia. No dia seguinte, enfrentará os croatas. Caso avance às semifinais, disputará contra Alemanha, México ou Rússia. No regulamento, apenas o campeão de cada sede garante vaga em Tóquio 2020.

Apesar da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), de dar sequência a programação normal dos Jogos,  vários eventos esportivos das diversas modalidades têm cancelado ou adiado suas atividades devido à pandemia global do novo coronavírus. 

No torneio feminino, as doze seleções já foram conhecidas através do Pré-Olímpico (Japão - 'País-sede', Estados Unidos, Austrália, França, Porto Rico, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Sérvia, Espanha e Nigéria)

Já na modalidade masculina, restam apenas quatro vagas. Japão (país-sede), Austrália (melhor da Oceania na Copa do Mundo), Nigéria (melhor da África na Copa do Mundo), Irã (melhor da Ásia na Copa do Mundo), Estados Unidos e Argentina (dois melhores das Américas na Copa do Mundo), Espanha e França (dois melhores da Europa na Copa do Mundo) estão classificadas.

Na última terça, o presidente do COI, Thomas Bach reafirmou que não há motivos para medidas drásticas como adiamento ou cancelamento dos Jogos Olímpicos, já que seu início só será daqui há 4 meses. Em nota oficial, a entidade declarou total apoio e incentivo aos atletas diante da atual crise.

- A saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são a nossa principal preocupação. Todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a segurança e os interesses dos atletas, treinadores e equipes de apoio. Nós somos uma comunidade olímpica, nos apoiamos nos tempos bons e nos difíceis. Essa solidariedade olímpica nos define como uma comunidade - reiterou Thomas Bach.