Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Edson Bindilatti será porta-bandeira do Time Brasil em PyeongChang

Piloto do bobsled do Brasil participa de sua quarta edição de Jogos Olímpicos de Inverno. A cerimônia de abertura vai acontecer na próxima sexta-feira (9), às 9h de Brasília<br>

Divulgação/ Christian Dawes/COB
Escrito por

Edson Bindilatti será o porta-bandeira do Time Brasil na Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. O anúncio foi feito na cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira na Vila, nesta segunda-feira, dia 5, pelo chefe de missão do Brasil, Stefano Arnhold, e pegou o atleta de surpresa.

— O atleta é mais um símbolo dos esportes de inverno no Brasil e merece a honraria de desfilar com a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos — disse Stefano Arnhold.

O atleta, de 38 anos, participará de sua quarta edição de Jogos Olímpicos, tendo feito parte da equipe que marcou a primeira participação olímpica brasileira no bobsled, em Salt Lake City 2002, e participou também de Turim 2006 e Sochi 2014.

— Me lembro de tudo o que passei lutando para que o bobsled não morresse no nosso país até chegar a esse momento, quando classificamos pela primeira vez uma equipe no 2-man. Com essa homenagem, fica ainda mais claro que tudo valeu a pena. É um sonho, sempre quis carregar a bandeira do meu país — disse Bindilatti, que não teme nem o frio em que será realizado o desfile de abertura. — Com a emoção de uma cerimônia de abertura, com milhões de pessoas me vendo, tenho certeza de que não vou sentir frio de jeito nenhum — disse o atleta, nascido em Camamu, no sul da Bahia.

As provas do bobsled só serão realizadas mais pra frente em PyeongChang sendo a equipe 2-man nos dias 18 e 19 e as do 4-man nos dias 23 e 24 (no horário de Brasília). Além de Bindilatti, fazem parte da equipe brasileira: Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna. Edson Martins também forma a equipe do 2-man com o porta-bandeira da delegação brasileira.

No dia anterior à Cerimônia de Abertura já acontecem algumas competições válidas pelos Jogos, sem a participação de brasileiros. O primeiro atleta do Time Brasil a estrear em PyeongChang é o esquiador Michel Macedo, no dia 13, na prova de Combinado.

O Brasil disputará os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 com uma delegação formada por nove atletas e um reserva no bobsled. A delegação brasileira será formada por Isadora Williams (patinação artística); Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard).