Avatar
Lance!
Santa Luzia (MG)
Dia 19/08/2023
14:05
Compartilhar

Um esporte pouco conhecido do grande público, mas muito difundido no meio da agropecuária, com cerca de 30% de adesão pelo segmento, é praticado pelo cavalo Mangalarga Marchador, uma raça típica brasileira que surgiu há 200 anos e atualmente conta com um rebanho de 700 mil animais e movimenta perto de R$ 9 bilhões por ano, mais de 50% de todo o mercado da Equideocultura.

A cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) irá receber a 37ª edição do Campeonato Brasileiro de Marcha Batida praticado pelos animais entre os dias 7 e 11 de novembro, no Rancho Gabriela.

Com objetivo de revelar os animais de destaque no andamento da Marcha Batida, o campeonato reúne animais de Norte a Sul do país em disputas emocionantes.

Na última edição, realizada em Uberlândia, foram cerca de 500 animais inscritos por expositores, momento oportuno para o criador avaliar a tropa, rever amigos, fazer negócios e apreciar a qualidade dos animais em pista.

Entre eles estará o Mangalarga Marchador "Horizontal de Três Corações" do Haras Gatti, de Santa Luzia (MG), de propriedade de Bárbara Gatti, treinado por Hytalo Bretas que buscará a conquista do título nacional. O equino vem em uma boa temporada em 2023 com a conquista do Marcha Cavalo de Sete Lagoas (MG), Esmeraldas (MG) e São Gotardo (MG),

“Sempre circulei entre os mais importantes da área. Viajo por diversas cidades do país e me orgulho em possuir em meu time sete atletas campeões e iremos em busca do título brasileiro", destacou Bárbara.

Diretor do Departamento de Árbitros, Carlos Augusto Sacchi, explica como funciona a disputa: "O que está se fazendo aqui é o julgamento da marcha, o Mangalarga Marchador, a característica principal dele é a marcha, ou seja, ele não é um cavalo de trote. A marcha, a definição dela, é um animal que está sempre em contato com o solo, então é o andamento mais macio para o cavaleiro, para quem monta. Três árbitros estão fazendo o julgamento da marcha e eles avaliam basicamente o gesto de marcha, a comodidade, o adestramento, o estilo, o rendimento e a regularidade", destacou em entrevista ao site G1 da EPTV do Sul de Minas.

Siga o Lance! no Google News