Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBDA elabora protocolo de retorno aos treinos para esportes aquáticos

Retomada de treinos foi dividida em quatro fases<br>

Gabriel Santos é um dos principais nomes da natação brasileira (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Escrito por

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) elaborou protocolos e recomendações de retorno aos treinamentos para os atletas dos esportes aquáticos. A medida tem como objetivo zelar pela saúde de atletas, treinadores e todos os profissionais envolvidos no processo.

O protocolo da CBDA foi dividido em quatro fases que evoluem ao longo do tempo caso a fase anterior tenha sido concluída com sucesso.

O documento informa que "de acordo com estudos publicados, o novo coronavírus não sobrevive e, portanto, não ocorre a contaminação dentro da água". Diz que a piscina "é considerada um ambiente seguro devido ao tratamento com cloro". E que, segundo a OMS, "é recomendado que se mantenha a concentração do cloro próximo a 2,0 ppm (partes por milhão -1 ppm equivale a 1 mg de soluto por litro de solução aquosa)". Os atletas deverão evitar o contato físico com os colegas nos treinamentos.

De acordo com o médico do esporte da CBDA e da Careclub, Rodrigo Brochetto, os protocolos são essenciais para preservar a saúde dos atletas após o fim do período de isolamento. O documento foi elaborado em conjunto com a doutora Ana Carolina Corte, do COB.

- São cuidados básicos como distanciamento social, medidas de higiene e uso de equipamentos de proteção individual. Além da informação sobre a doença, sintomas, a diferenciação entre os testes laboratoriais e a conduta frente a um atleta que teve a doença - explicou.

O presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho, destaca a importância dos cuidados básicos com a saúde na retomada aos treinamentos e também alerta para as orientações dos órgãos responsáveis por cada região do Brasil.

- Nosso primeiro objetivo é preservar a saúde de todos. Não queremos expor nenhum atleta, treinador ou profissional que atue no dia-a-dia. Por isso, estabelecemos este protocolo de retorno. Queremos alertar a toda comunidade aquática que cada estado ou região deve seguir, primeiramente, as recomendações de seus governos estaduais e municipais na retomada aos treinos - afirmou o presidente.

- As realidades estaduais são muito diferentes entre si, mas a CBDA como entidade nacional tem a responsabilidade de dar as diretrizes principais dessa volta às águas, que todos tanto ansiamos, com responsabilidade máxima - completou o diretor-executivo da CBDA, Renato Cordani.