Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiros tentam frear o embalado John John na etapa de Saquarema

Bicampeão mundial, havaiano é o líder do ranking após quatro etapas, com boa folga sobre Kolohe Andino, e costuma mandar bem no Rio. Quinto evento do WCT começa nesta quinta<br>

John John Florence tem vantagem neste início de temporada WSL (Foto: Divulgação/ WSL)
Escrito por

Com torcida favorável, família, amigos e a sensação de competir em casa, os brasileiros estão prontos para uma missão difícil no Oi Rio Pro, que começa nesta quinta-feira, com chamada às 7h, na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro: frear John John Florence.

O havaiano, que faturou o título mundial em 2016 e 2017, voltou com tudo ao Circuito Mundial (WCT) após um ano de ausência, causada por uma lesão no joelho, no ano passado.

Em quatro etapas, o surfista faturou a taça em Bells Beach e em Margaret River, na Austrália. Também fez um terceiro lugar em Gold Coast, no mesmo país, e um 17, que por enquanto é descartado com pior resultado, em Bali (INA).

– Foi aqui onde eu venci meu primeiro CT e é um país que eu sempre fico com muita vontade de voltar para competir. A energia e a paixão que a torcida brasileira passa pra gente é enorme, fazendo com que você arrisque manobras maiores e mais impressionantes – afirmou John John.

Em Saquarema, Florence terá pela frente na primeira rodada os brasileiros Caio Ibelli e Alex Ribeiro. E tentará manter a folga. Hoje, lidera o ranking com 5.740 pontos de vantagem sobre Kolohe Andino (EUA).

Italo Ferreira, que encara bateria contra os compatriotas Deivid Silva e Mateus Herdy na estreia, é o terceiro. Filipe Toledo, que inicia a caminhada no Rio em disputa contra Sebastian Zietz (HAV), Frederico Morais (PRT), ocupa a sexta colocação.

– John John é um fenômeno, junto com Gabriel, Italo, Jordy (Smith) e Julian (Wilson), e a volta dele eleva o nível. Não mudaram os surfistas, mas a força de vontade, a garra e a performance aumentaram – afirmou Toledo, em entrevista ao LANCE! durante evento da Oi, sua patrocinadora.

O bicampeão mundial Gabriel Medina tenta a recuperação, pois é apenas o 12. Ele enfrenta Adrian Buchan (AUS) e Soli Bailey (AUS).

– Estou feliz por estar competindo aqui no Rio e é sempre bom competir no Brasil. Aqui, a gente tem a nossa família perto, os amigos, a torcida então, nem se fala, é incrível, então é um lugar que a gente tem uma motivação a mais. A praia fica sempre cheia, todo mundo assistindo, além de ser em nosso país, então estou feliz em estar de volta – disse Medina.

Com o retorno de Adriano de Souza, recuperado de uma lesão no joelho direito, além das entradas de Alex Ribeiro e Tainá Hinkel após vencerem a triagem, o Brasil terá 17 surfistas em ação em Saquarema, sendo 14 no masculino e três no feminino.

Confira as baterias da primeira fase masculina do Oi Rio Pro

1.a: Kanoa Igarashi (JPN), Peterson Crisanto (BRA), Jadson André (BRA)
2.a: Gabriel Medina (BRA), Adrian Buchan (AUS), Soli Bailey (AUS)
3.a: Kolohe Andino (EUA), Yago Dora (BRA), Adriano de Souza (BRA)
4.a: Filipe Toledo (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Frederico Morais (PRT)
5.a: Italo Ferreira (BRA), Deivid Silva (BRA), Mateus Herdy (BRA)
6.a: John John Florence (HAV), Caio Ibelli (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
7.a: Jordy Smith (AFR), Willian Cardoso (BRA), Ricardo Christie (NZL)
8.a: Julian Wilson (AUS), Michael Rodrigues (BRA), Ezekiel Lau (HAV)
9.a: Conner Coffin (EUA), Kelly Slater (EUA), Griffin Colapinto (EUA)
10: Owen Wright (AUS), Seth Moniz (HAV), Jack Freestone (AUS)
11: Ryan Callinan (AUS), Wade Carmichael (AUS), Jessé Mendes (BRA)
12: Jeremy Flores (FRA), Michel Bourez (TAH), Joan Duru (FRA)

Confira as baterias da primeira fase feminina do Oi Rio Pro

1.a: Caroline Marks (EUA), Nikki Van Dijk (AUS), Macy Callaghan (AUS)
2.a: Carissa Moore (HAV), Johanne Defay (FRA), Keely Andrew (AUS)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Coco Ho (HAV), Tainá Hinckel (BRA)
4.a: Lakey Peterson (EUA), Brisa Hennessy (CRI), Paige Hareb (NZL)
5.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Silvana Lima (BRA)
6.a: Courtney Conlogue (EUA), Malia Manuel (HAV), Bronte Macaulay (AUS)