Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil irá sediar torneio pré-Pan de beisebol pela primeira vez na história

Torneio seletivo para os Jogos de Lima acontecerá nas cidades de São Paulo e Ibiúna; evento dará quatro vagas no Pan-Americano de 2019

Brasil irá sediar torneio que dá vagas no Pan-Americano de Lima (Foto: Divulgação)
Escrito por

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, as cidades de São Paulo e Ibiúna irão receber o torneio Pré Pan-Americano de beisebol, que dará aos participantes quatro vagas nos Jogos de Lima-2019. A iniciativa da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol visa a preparação para a seletiva das Olimpíadas de Tóquio-2020, além de divulgar ainda mais a modalidade no país. A entrada é gratuita.

O Brasil tem como hábito a exportação de talentos na modalidade para alguns países; Estados Unidos, México, Venezuela, Republica Dominicana e Japão são os destinos mais comuns. Oito seleções irão participar do pré-Pan, incluindo as principais forças da América Latina: Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Venezuela e Canadá.

O torneio
As oito seleções serão divididas nos grupos A e B, com 4 equipes cada. Os dois melhores de cada grupo se qualificam para as semifinais e automaticamente garantem a vaga no Pan-Americano de Lima. Em Lima, os classificados irão enfrentar os já confirmados Peru, Argentina, Porto Rico e Cuba.

O grupo A, com Brasil, México, Nicarágua e República Dominicana, terá seus jogos sediados em São Paulo. Já o grupo B, com Canadá, Colômbia, Panamá e Venezuela, disputa a primeira fase no CT Yakult, em Ibiúna. A fase final será realizada no Estádio Mie Nishi, na capital paulista, próximo à Marginal do Tietê.

O Brasil na disputa
A Seleção vem reforçada com atletas que atuam no Japão, México, Estados Unidos e República Dominicana. Completam a lista convocados que disputam campeonatos nacionais e remanescentes do WBC 2013 (World Baseball Classic), primeira Copa do Mundo disputada pelo país.

O elenco será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira, no CT Yakult. Os destaques do Brasil são os talentos André Rienzo (primeiro arremessador brasileiro na MLB, que hoje defende o Acereros de Monclova), Paulo Orlando (primeiro brasileiro campeão da MLB pelo Kansas City Royals em 2015) e Thyago Vieira, arremessador do Chicago White Sox.

O plantel verde e amarelo terá o comando do técnico cubano Rodolfo Puente e os prospectos formados na Academia MLB Brasil Heitor Tokar, Victor Coutinho (Houston Astros) e Gabriel Barbosa (Colorado Rockies) que atuam nas filiais da República Dominicana de suas equipes da Major League Baseball.