Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ana Marcela Cunha leva o ouro nos 10km nos Jogos Mundiais Militares

Brasileira venceu a prova na distância olímpica em chegada acirrada com francesas

Ana Marcela Cunha não teve vida fácil para levar o ouro nos 10 km (Foto: Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br)
Escrito por

Maior medalhista da história dos Mundiais de maratona aquática, com 11 pódios (cinco ouros), Ana Marcela Cunha confirmou o favoritismo nos Jogos Mundiais Militares, em Wuhan, na China, e conquistou nesta quarta-feira a medalha de ouro na prova olímpica dos 10km, com o tempo de 2h06m08s05. Outra brasileira na disputa, Betina Lorscheitter terminou em nono (2h08m38s).

A brasileira, que é Terceiro Sargento da Marinha, enfrentou uma concorrência forte e garantiu a vitória na batida de mão, por dois décimos de segundo. A francesa Oceane Cassignol faturou a prata, com 2h06m08s70, e sua compatriota Caroline Jouisse garantiu o bronze, com 2h06m14s5).

Ana Marcela passou a ser incomodada pelas francesas a partir da metade do circuito, quando foi ultrapassada por Cassignol. Na quarta volta, Jouisse tomou assumiu a liderança e colocou a baiana provisoriamente na terceira posição. Oceane voltou a liderar no penúltimo giro, mas após a quinta virada da brasileira imprimiu um ritmo forte e voltou à frente.

Nos Jogos Militares, a prova dos 10km consiste em seis voltas de 1.667 km em percurso delimitado por quatro boias principais.

– É uma prova bem diferente com relação a Mundial e Copa do Mundo. As meninas se prepararam bastante, principalmente a Oceane, que chegou comigo. Foi um final disputado. É um ritmo um pouco mais lento e para mim isso prejudica um pouco, a gente treina para um nado mais intenso, tentando colocar um ritmo mais forte no final pensando em quem já está mais cansado. Mesmo assim, consegui sair com a vitória. É mais um passo importante na preparação para a Olimpíada – avaliou a campeã.

A brasileira volta a competir nas águas chinesas nos 5km, na sexta-feira, e na prova mista por equipes, no domingo.

Prata por equipes na ginástica artística

Na ginástica artística, o Brasil ficou com a medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares. Nesta quarta-feira, o time formado por Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Luis Porto só ficou atrás da China na decisão por equipes. 

Os campeões somaram 260.294 pontos, seguidos pelos brasileiros, com 243.526, e pela Coreia do Norte (237.627).

Campeão mundial na barra fixa, Arthur Nory não pôde disputar a competição militar em decorrência de uma lesão no ombro.