Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alemão da fuga vence a etapa 16 do Tour de France. Eslovenos lideram

Lennard Kamna vence uma etapa de grande volta pela primeira vez. Primoz Roglic e Tadej Pogacar  comandam a classificação geral. Nesta quarta-feira rolará a 'Etapa Rainha' do Tour

Tour de France segue com os eslovenos Roglic (amarelo) e Pogacar (branco) na liderança  (Divulgação)
Escrito por

Deu fuga na etapa 16 do Tour de France, realizada nesta terça-feira entre La Tour du Pin e Villard de Lans (montanha, 164km). O alemão Lennart Kamna, da equipe Bora, teve maior resistência para ganhar a sua primeira etapa de grande volta. Ele colocou quase um minuto de vantagem para o equatoriano Richard Carapaz, vencedor do Giro da Itália-2019 e que vem trabalhando como gregário de Egan Bernal nesta edição do Tour.

A prova

A fuga desde o início comandou o ataque. Na metade da prova, ela já tinha colocado 12 minutos de frente para o pelotão principal. Nos últimos 20km, na descida, Lennard Kanma se lançou. Carapaz, que vinha puxando a fuga, tentou investir, mas o alemão se impôs e foi abrindo a diferença imbatível nos quilômetros finais.

Como os três primeiros estavam com muito deficit para os líderes por tempo (a disputa principal), a turma que briga pelo caneco (e pela camisa amarela) chegou quase em bloco, com mais de 16 minutos para o líder. Claramente se resguardaram para a etapa rainha de 2020, que ocorrerá nesta quarta-feira (leia mais abaixo). No quilômetro final, a Jumbo Visma acelerou, mas apenas o quarto colocado Miguel Angel López (Astana, o quarto colocado geral) buscou o sprint para tentar tirar um pouco de tempo. Mas os eslovenos Primoz Roglic (Jumbo) e Tadej Pogavar (Emirates) chegaram logo em seguida. Assim, Roglic manteve a liderança com 40s de vantagem para Pogacar, com os colombianos Rigoberto Uran e Angel López em seguida.

Nairo Quintana resolveu diminuir o ritmo em chegar 35s depois do grupo, provavelmente se resguardando para tentar a vitoria na etapa desta quarta-feira, sua última chance de chegar ao título (precisará vencer liderando a fuga para tirar os 5m43s de deficit para Roglic).

Já o campeão de 2019 do Tour, Egan Bernal com a sua Ineos mais uma vez ficou muito para trás e sua única aspiração agora é tentar ganhar alguma etapa, já que a sua diferença de tempo para Roglic está em insuperáveis 19 minutos.


Pela camisa verde

Com o tempo de corte em 35 minutos, as atenções se voltaram para o posicionamento dos sprinters (velocistas) que ainda brigam pelo título por pontos. Normalmente estes velocistas chegam muito atrás em etapas de montanha e precisam chegar no prazo limite ou serão desclassificados. Isso se chama tempo de corte e se alguém chegasse com mais de 35 minutos de deficit para Lamna, estaria desclassificado.

Sam Bennet (irlandês da Quick-Step), Peter Sagan (eslovaco da Bora), Matteo Trentin (italiano da CCC) Caleb Ewan (australiano da Lotto) conseguiram completar a tempo e seguem vivos. Bennet lidera e pode destronar Sagan, vencedor de sete das últimas oito camisas verdes do Tour, permanece em segundo.



Top10 da classificação geral (camisa amarela)


1 - Primoz Roglic - Eslovênia/Equipe Jumbo Visma - 70h06m47s
2 - Tadej Pogacar - Eslovênia/Emirates (+ 40s do líder)
3 - Rigoberto Uran - Colômbia/EF (+ 1m34s)
4 - Miguel Angel López - Colômbia/Astana (+ 1m45s)
5 - Adam Yates - Grã Bretanha/Mitchelton (+ 2m03s)
6 - Richie Porte - Austrália/Trek (+ 2m13s)
7 - Mikel Landa - Espanha/Bahrain (+ 2m16s)
8 - Enric Mas - Espanha/Movistar (+ 3m15s)
9 - Tom Dumoulin - Holanda/Jumbo Visma (+ 5m19s)
10 - Nairo Quintana - Colômbia/Arkea (+ 5m43s)
(16 - Egan Bernal - Colômbia/ Ineos + 19m04 do líder)



Top 4 da camisa verde

1 - Sam Bennet - Irlanda/Quick Step - 269 pontos
2 - Peter Sagan - Eslováquia/Bora - 224
3 - Matteo Trentin - Itália/CCC - 212
3 - Bryan Coquard - Francês/Vital - 166
4 - Caleb Ewan - Austrália/Lotto - 158



Etapa desta quarta-feira

A etapa 17  (Grenoble- Maribel, montanha, 170km) será disputada hoje e é a mais esperada. Trata-se da etapa rainha (a mais relevante) de todo o Tour-2020, graças às duas montanhas na reta final, Col de la Madeleine (17,1 km com 8% de inclinação média) e a complicadíssima chegada no Col de la Loze (21 km e quase 8% de média). Primoz Roglic é o favorito, mas os colombianos bem posicionados terão a chance derradeira para aproximarem-se dos líderes eslovenos e entrarem de vez na disputa.