A Supercopa do Brasil, na qual o Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3 e conquistou o título, é o jogo com a maior renda de bilheteria na atual temporada do futebol brasileiro. É o que aponta um levantamento da Pluri Consultoria, em parceria com o Lance! Biz.

A análise leva em consideração as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais). O cálculo de renda bruta considera toda a arrecadação com bilheteria nas partidas de futebol.

+ !O JOGO MUDOU! O esporte é um grande business e vamos te provar

Esta matéria será atualizada mensalmente com novos números. A edição atual considera apenas os jogos até 31 de agosto. As partidas de setembro, portanto, ainda não foram levadas em consideração e serão incluídas apenas na próxima atualização do ranking.

Destaques do ranking:

✔️ Com 67.422 pagantes no Mané Garrincha, a Supercopa do Brasil gerou uma arrecadação absurda de R$ 11,6 milhões. Esta é, inclusive, a segunda maior receita da história entre clubes no Brasil - apenas atrás da vitória do Atlético-MG sobre o Olimpia, na final da Libertadores de 2013.

Confira as maiores rendas de bilheteria em 2023 (Foto: Divulgação)

✔️ Em seguida, os dois jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil completam o top 3. Foram mais de R$ 8 bilhões arrecados em Flamengo x Grêmio, no Maracanã, e São Paulo x Corinthians, no Morumbi.

✔️ O clube rubro-negro está presente em oito dos 10 jogos com maiores arrecadações na temporada! Podemos chamar de trem pagador do futebol brasileiro?!

+ Ranking de bilheteria do futebol brasileiro: os clubes com maiores rendas em 2023

✔️ As exceções são partidas de São Paulo e Fluminense como mandantes.

Veja abaixo os 10 jogos com as maiores rendas no ano:

Os clubes recebem todos esses valores? Não!

Vale destacar que todos os valores são de arrecadação BRUTA com a venda de ingressos. Parte do montante é usada para pagar taxas de federações, arbitragem e operação do estádio, entre outros custos.