Inter não irá renovar com Tatiele, que perdeu apenas um jogo em 2018

Técnica deixará as Gurias Coloradas a partir de 2019 e clube teria alegado "falta de resultados"; Tatiele Silveira perdeu dois dos 40 jogos que comandou

Tatiele Silveira, ex-treinadora do Internacional
Treinadora recebeu anúncio de desligamento na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação/Internacional)

Escrito por

Tatiele Silveira não será mais a treinadora do futebol feminino do Internacional. Nesta segunda-feira, a comandante recebeu o anúncio oficial de que não teria seu contrato renovado, sendo desligada a partir de 2019. O clube revelou a decisão por meio de um comunicado em uma de suas redes sociais; nenhum novo nome para o cargo foi divulgado até o momento.

- É uma excelente profissional. Ela trabalhou conosco em 2017 e 2018, mas não ficará em 2019, porque o clube entende que deve dar novo rumo no comando técnico - disse Cesar Schunemann, diretor de futebol feminino do Internacional, em contato com o LANCE!.

O clube evita usar a palavra "demissão", preferindo apenas citar a não-renovação do vínculo, que se encerra em 31 de dezembro de 2018. O Internacional está fechando os últimos detalhes para fechar com um novo nome, que deve ser anunciado ainda nesta semana.

Fontes próximas à ex-comandante das Gurias garantem que a justificativa dada pelo Colorado foi "falta de resultados". Todavia, em quase dois anos de trabalho na equipe gaúcha, a treinadora acumulou 34 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. 

- Minha reação é tranquila em relação a isso. Claro que fico chateada, pois estou no comando da equipe desde o início de tudo, em 2017. Participei da organização e planejamento do projeto, mas saio com a consciência tranquila de que fiz sempre o melhor por minhas atletas e pelo clube. Acredito muito na metodologia de trabalho que desenvolvemos junto às meninas. E venho me aperfeiçoando cada vez mais através dos cursos de qualificação que busco constantemente. O futebol feminino vem crescendo muito. Espero,  em breve, ter uma nova oportunidade para dar sequência no que mais gosto de fazer, que é desenvolver atletas e futebol - declarou Tatiele à reportagem.

A comandante levou o plantel à semifinal do Brasileiro A2 em junho deste ano, mas o Internacional não conseguiu passar do Vitória. A eliminação veio após derrota por 3 a 2, sendo este foi o único revés da equipe gaúcha na temporada.

A outra derrota na passagem da treinadora foi na final do Gaúcho de 2017, em que o time colorado perdeu por 2 a 0 para o rival Grêmio na ida. Já na volta, as Coloradas venceram por 3 a 1. O placar agregado levou a decisão aos pênaltis e o Internacional se sagrou campeão, vencendo por 2 a 1.

Tatiele chegou ao Internacional em março de 2017, logo após passagem como auxiliar da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo sub-17 em 2016. Na equipe colorada, foi campeã gaúcha em 2018 e vice em 2017. Ela é a única treinadora no sul do Brasil licenciada pela CBF - recentemente, ela concluiu o curso da licença A da entidade nacional, a única abaixo da licença PRO.

A comissão técnica também foi desligada do Internacional. Uma das integrantes era Patrícia Gusmão, ex-treinadora do Grêmio, que atuava como auxiliar de Tatiele Silveira nas Gurias Coloradas. 

Os números de Tatiele Silveira no Internacional: 
- 2017: 11 vitórias e uma derrota. 40 gols marcados e quatro sofridos no Campeonato Gaúcho Feminino. 
- 2018: 23 vitórias, quatro empates e uma derrota. 130 gols marcados (19 na Taça Encantado, 28 no Brasileiro A2 e 83 no Gaúcho). Oito gols sofridos (sete no Brasileiro A2 e um no Gaúcho).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter