Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Melhor jogo do ano: Vasco não desiste e arranca empate com o Flamengo

Cruz-Maltino deixou tudo igual já nos acréscimos e foi presenteado após partida de intensidade e boa estratégia de Luxemburgo

Vasco empatou com o Flamengo no Maracanã (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Se antes da bola rolar o Flamengo era tido como favorito, o Vasco não tomou conhecimento disso no clássico desta quarta-feira. No que foi o melhor jogo do ano, o Cruz-Maltino lutou até o fim com uma estratégia bem traçada e, já nos acréscimos, arrancou o empate por 4 a 4 em uma partida eletrizante no Maracanã. Marrony, Yago Pikachu, Marcos Júnior e Lucas Ribamar marcaram para o time vascaíno.

Méritos para Luxemburgo, que montou a equipe para conter o adversário e, ainda assim, explorar o ataque na partida antecipada pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A próxima partida será contra o Goiás, em São Januário, na segunda-feira.

> Veja e simule a tabela do Brasileirão

Acertos de Luxa

Luxa escalou time com quatro volantes (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Com a missão de parar o potente ataque do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por povoar o meio-campo e apostar na velocidade de Marrony e Rossi para se lançar ao ataque. Com Ricardo recuperado da lesão que o tirou do segundo tempo contra o CSA, Fredy Guarín também retornou à equipe ao lado de Richard, Raul e Marcos Jr.

O Vasco fez um bom primeiro tempo no Maracanã, deixando a partida equilibrada. A ideia de aproveitar os contra-ataques deu certo com dois jogadores que foram bem nos lances dos gols. Primeiro, Marrony, que tabelou com Raul e Rossi para marcar. Depois, após uma bela jogada de Pikachu pela direita, ele foi derrubado na área e converteu o pênalti.

Erros caros

Fla marcou em dois vacilos do Vasco (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Os dois erros do Vasco na primeira etapa custaram caro. O maior deles já aos 45 segundos. Em uma falta de atenção geral, Reinier passou como quis pela defesa vascaína e marcou. No segundo, em lance que foi uma infelicidade de Danilo Barcelos, Rafinha tentou cruzar e o lateral marcou contra. No restante da partida, o Cruz-Maltino foi cirúrgico nos lances.

Imposição vascaína

Marrony e Marcos Jr marcaram para o Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Foi um clássico agitado no Maracanã, mas o Vasco manteve o ímpeto e a proposta de jogo durante os 90 minutos. Em noite para se esquecer da zaga rubro-negra, os vascaínos aproveitaram os erros. Mantendo a estratégia de aproveitar a velocidade. Rossi e Marrony foram dois dos principais personagens em uma partida que dependia diretamente deles para ter construções ofensivas. No gol de Marcos Junior, o camisa 7 foi o responsável pela assistência após boa trama com Pikachu.

Alívio cruz-maltino

Pikachu também marcou para o Vasco (Foto: Diego Maranhao/AM Press/Lancepress!)

Depois do gol de empate, o Flamengo intensificou a pressão e o Vasco se fechou atrás. O Fla devolveu os lances de velocidade para voltar a ficar na frente, mas foi com o dedo de Luxemburgo que o Cruz-Maltino arrancou o empate nos minutos finais. Ribamar, que entrou aos 30 minutos, ganhou de Rodrigo Caio no alto para marcar. O time da Colina foi presenteado por não ter se rendido. 

As lições do clássico

Torcida fez barulho no Maracanã (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco foi gigante no Maracanã. Se o talento sobra do outro lado, a vontade que o time de Luxemburgo apresentou foi essencial para um clássico tão equilibrado. Especialmente na primeira etapa, quando o Cruz-Maltino poderia ter saído com a vantagem no placar. E mesmo quando ficou atrás e parecia rendido, a mão do treinador pesou com o gol de Ribamar nos minutos finais. Um empate com gosto de vitória no Maracanã.