Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

É carnaval! Veja sambas-enredo que viraram músicas de torcida no Brasil

LANCE! lista os principais sambas que invadiram as arquibancadas dos principais estádios do Brasil. Flamengo, Vasco, Corinthians e Fluminense são alguns exemplos

Portela tenta o 23º título do Carnaval neste ano (Foto: Reprodução/Instagram/Portela)
Escrito por

Entramos em um período importante do ano: o Carnaval. Na Avenida, as escolas de samba desfilam rumo ao título no Rio de Janeiro, na arquibancadas, as torcidas aguardam para transformar os melhores sambas em cantos pelo Brasil. O LANCE! relembra algumas das músicas que fizeram sucesso em desfiles e são cantadas pelas torcidas no país. Confira! 

FESTA PROFANA

Torcida do Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)

O samba-enredo Festa profana trazia o refrão "Eu vou tomar um porre de felicidade, vou sacudir, eu vou zoar toda cidade". Este samba é cantando até hoje nos quatro cantos do país. Com ele, a escola de samba União de Ilha ficou em terceiro lugar em 89. A torcida do Flamengo pegou a letra e adaptou para as arquibancada. 

"É primavera (é primavera)
Lá no maraca é a raça que impera
Mas que beleza (ô que beleza)
Mais um golaço do Obina de cabeça"

FESTA PARA UM REI NEGRO

Torcida do Barcelona (Foto: Reprodução/ Dugout) 

Em 1971, Jair Rodrigues gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, para o carnaval do Rio de Janeiro. O refrão "O-lê-lê, ô-lá-lá / Pega no ganzê / Pega no ganzá" se tornou um clássico para muitas torcidas e ganhou versão até mesmo da torcida do Barcelona.

"Ole-le
Ola-la
Ser Del Barça És
El Millor Que Hi Ha".

PEGUEI UM ITA NO NORTE 

Torcida do Palmeiras (Foto: Marcello Fim/Ofotografico) 

O samba-enredo do Acadêmicos do Salgueiro do ano de 1993, "Explode coração",  virou febre de quase todas as torcidas no país. O refrão "Explode, coração, na maior felicidade" é cantado até hoje por diversas equipes. Nas vitórias, é uma das músicas mais ouvidas nas arquibancadas. 

"Explode coração
Na maior felicidade
É lindo o meu (nome do time) 
Contagiando, sacudindo essa cidade"

DE GAMA A VASCO, A EPOPEIA DA TIJUCA

Torcida do Vasco (Foto: Hugo Mirandela) 

Com o Vasco da Gama completando 100 anos, a Unidos da Tijuca fez um samba para homenagear o clube. A torcida do Vasco gostou da ideia e adotou o canto de 1998 para as arquibancadas. No campo, a temporada foi vitoriosa para o cruz-maltino, mas, no carnaval, a escola de samba foi rebaixada. 

"Vamos vibrar meu povão (é gol, é gol)
A rede vai balançar, vai balançar
Sou Vasco da Gama, meu bem
Campeão de terra e mar"

A SALVINA DO SANTO E O VENENO DA SERPENTE 

Torcida do Corinthians (Foto: Vitor Chicarolli) 

A Gaviões da Fiel vai reeditar o samba de 1994 e apresentar no carnaval da cidade de São Paulo em 2019. A escola de samba vai levar para a avenida o enredo "A saliva do santo e o veneno da serpente", que conta a história,  benefícios e malefícios do tabaco. Na Arena Corinthians, o canto é conhecido. 

"Saravá, saravá
Salve o santo guerreiro
E uma vela pra saudar
Meu são jorge padroeiro"

GOSTO QUE ME ENROSCO

Torcida do Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

A Portela revisitaria a história com enredo “Gosto que me enrosco” contando com brilhantismo a história do Carnaval. Com nova diretoria após 23 anos, a contratação do cantor Rixxa, e o melhor samba da década, a Azul e Branco prometia chegar com força para buscar um título depois de 11 anos. A torcida do Fluminense adaptou o canto para as arquibancadas. 

"Toca o surdo balança bandeira
E faz laranjeiras de novo sonhar
Fluminense não é brincadeira
Sacode a poeira
Faz o povo delirar

Gosto pra c**** de ser tricolor
Esse clube é minha vida é o meu amor"

CRIAÇÃO DO MUNDO NA TRADIÇÃO DO NAGO

Torcida do Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br) 

A música "Time da Virada" foi inspirada no samba da Beija-Flor de 1978 e hoje embala o Vasco. A inspiração veio da escola de Nilópolis, que  conquistou seu terceiro título do Carnaval com "A criação do mundo na tradição nagô". Neguinho da Beija-Flor dá o tom de uma das músicas mais tradicionais das arquibancadas. 

"O Vasco é o time da virada
O Vasco é o time do amor"

UMA VEZ FLAMENGO...

Torcida do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 

Em 1995, a Estácio de Sá desfilou o samba “Uma vez Flamengo…”, que citou vários ídolos do Flamengo em homenagem ao centenário do clube. A música caiu no gosto da torcida e até hoje é entoado nas arquibancadas do Maracanã.

"Cobra coral
Papagaio vintém
Vestir rubro-negro
Não tem pra ninguém"

ESSE JOGO VAI VIRAR

Torcida do Botafogo (Foto: Reprodução) 

Em 2008, a Viradouro abriu o espetáculo representando o jogo do amor. A torcida do Botafogo adaptou a música para os momentos em que a equipe precisa da vitória.  

"Sou Botafogo e vou cantar
"Com muito orgulho, com muito amor" (bis)
Esse jogo vai virar
Eu quero ser o vencedor"

Garanta um desconto em eletrônicos, roupa ou viagens com cupons Lance:

- promoções Amaro
- cupons desconto Casas Bahia
- códigos promocionais Fut Fanatics