Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rival do Flu, Tombense é o orgulho de uma cidade de 160 anos

Acesso à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro, conquistado em 2012, devolveu o orgulho aos tombenses e ainda ajuda a aquecer o comércio regional

Tombense está na primeira divisão do Campeonato Mineiro (Foto: Thomas Santos/AGIF/LANCE!Press)
Escrito por

Tombos é um pequeno município localizado na Zona da Mata Mineira, que tem na agropecuária sua principal atividade econômica. Sua população é de 9.542 habitantes (Censo IBGE 2010). O nome da cidade tem origem nas três quedas (ou tombos) d’água da belíssima cachoeira do rio Carangola, que passa pelo município.

Além de dar nome à cidade, a cachoeira de 62m ainda abriga uma usina hidrelétrica que fornece energia para a região Norte Fluminense. Com mais de 160 anos de história, Tombos já viveu tempos de prosperidade, impulsionado pela produção de café e de leite, além de outras culturas agrícolas.

Porém, na década de 1970, com a desativação da rede ferroviária, que facilitava o escoamento da produção e o acesso aos grandes centros urbanos, a economia da cidade começou a declinar. Atualmente, a realidade de Tombos não é diferente do que se vê na maioria dos municípios brasileiros, que devido ao baixíssimo volume de arrecadação, dependem de repasses de recursos estaduais e federais para conseguir honrar seus compromissos.

Mas, se a atividade econômica de Tombos já não ostenta a pujança de antigamente, o futebol da cidade nunca esteve tão em evidência. O acesso à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro, conquistado com o segundo lugar no quadrangular final do Módulo II, em 2012, devolveu o orgulho aos tombenses e ainda ajuda a aquecer o comércio regional. A presença de clubes grandes como Atlético Mineiro, Cruzeiro e, agora, o Fluminense, coloca a região em evidência, impulsiona o turismo e, dá um novo fôlego à atividade hoteleira, por exemplo.