Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por direitos do Brasileirão, Cade investiga possível retaliação da Globo

Blog revela que&nbsp;Conselho Administrativo de Defesa Econômica vai averiguar se emissora estaria ameaçando clubes que fecharem com o Esporte Interativo<br>

Internacional foi um dos clubes que já fecharam com o "Esporte Interativo" (Foto:Pedro H. Tesch/Eleven)
Escrito por

Com as negociações do Esporte Interativo para conseguir o direito de transmissão do Campeonato Brasileiro entre os anos de 2019 a 2014, a concorrência entre as emissoras de TV se acirrará cada vez mais daqui por diante. E segundo o Blog do jornalista Rodrigo Mattos, do "UOL Esportes", o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), abriu investigação, em fevereiro, com o intuito de acompanhar as negociações entre clubes e emissoras e, para saber se a Rede Globo, atual detentora dos direitos televisivos do campeonato, estaria ameaçando os clubes que negociam com a concorrente de algum tipo de retaliação.

O Cade, de acordo com a publicação, deseja saber se a Globo "não fechará com times na TV Aberta se não obtiver acordo na TV Fechada". Os clubes, porém, negam qualquer tipo de problema neste sentido. A emissora carioca também nega qualquer procedimento.

Segundo o Blog, 16 clubes e as duas emissoras foram questionadas sobre os procedimentos nas negociações. A Turner, dona do Esporte Interativo, apesar das negativas dos clubes, demonstrou preocupação com as práticas que podem ser desempenhadas pela concorrente e disse que os dirigentes dos clubes têm o mesmo receio.

- Estes clubes manifestaram preocupação de não receberem propostas, ou de receberem propostas em valores discriminatórios, pelos direitos de TV aberta se fechassem contrato de TV fechada com o Esporte Interativo - disse a Turner.

Até o momento, segundo a publicação, Grêmio e Corinthians seriam os clubes que teriam respondido aos questionamentos do Cade. O presidente do Tricolor gaúcho negou que tenha algum problema com a Globo.

- Não houve qualquer tipo de ameaça da Rede Globo de Televisão em caso de aceite da proposta do Esporte Interativo - afirmou Romildo Bolzan Júnior, presidente do Grêmio, em resposta ao Cade.

Atém aqui, segundo o Blog de Rodrigo Mattos, o Esporte Interativo fechou com 15 clubes, sendo sete da Série A, sete da Série B, e um da Série C. Estes clubes seriam Atlético-PR, Coritiba, Internacional, Santos, Santa Cruz, Figueirense e Ponte Preta, da Série A, Bahia, Ceará, Sampaio Corrêa, Criciúma, Joinville, Paysandu e Paraná, da Série B, e o Fortaleza, da Série C do Campeonato Brasileiro.