Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Liminar é mantida, e a final da Taça Guanabara terá só torcida do Flu

Clássico contra o Flamengo, no Nilton Santos, terá apenas tricolores porque juiz não derrubou decisão inicial. Botafogo 'rachou' com os clubes e apoiou torcida única

Reunião no TJ-RJ entre clubes, Ferj e juiz sobre torcida única (Foto: Igor Siqueira)
Escrito por

A decisão da Taça Guanabara, que acontece no próximo domingo, no estádio Nilton Santos, entre Flamengo e Fluminense será com torcida única. O juiz Gulherme Schilling, após reunião com os clubes do Rio, Ferj, Polícia Militar e Ministério Público, decidiu manter a liminar. Com isso, só tricolores poderão estar na arquibancada. Insatisfeitos, a dupla Fla-Flu a Ferj vão recorrer da decisão ainda nesta quinta-feira.

Além do entendimento do juiz e da argumentação do Ministério Público, pesou a postura do Botafogo, que se manifestou a favor da manutenção da torcida única enquanto não houver uma apuração sobre a morte do torcedor Diego Santos, atingido por um espeto de churrasco antes do clássico contra o Fla.

- O Botafogo ainda continua insatisfeito porque nada ainda foi apurado. Temos um torcedor nosso que foi alvejado com um espeto de churrasco. Se não fosse a Guarda Municipal, teria coisa melhor. Resolvido isso, dando uma satisfação para a sociedade, que precisa, o Botafogo volta à situação de jogar com duas torcidas. Liminar não pode brincar. Tem que ser cumprida - disse o vice-presidente alvinegro, Nelson Muffarej, garantindo que, se o Botafogo estivesse na final, teria o mesmo posicionamento:

- Somos coerentes.

O presidente do Flamengo, que antes defendia o diálogo, passou a ver o recurso judicial como solução para derrubar a torcida única.

- O Botafogo foi contra e pediu que mantivesse a liminar. O ministério público também foi a favor da decisão, agora nos resta recorrer.  Nós entendemos que o Flamengo e Vasco não houve problema nenhum. Como falei ontem, tinha esperança que a decisão fosse revertida, vamos respeitar. Cada um tem seu recurso, Flamengo, Fluminense e Federação - afirmou Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo.

O mando de campo foi decidido na última quarta-feira por sorteio. Deu Fluminense, mas nem por isso o Tricolor se manifestou a favor da liminar.

- Fluminense assim como seus co-irmãos é contra jogar com torcida única. Isso não tem haver com o histórico e a beleza do espetáculo. Tentamos uma solução entre os quatro, mas não conseguimos - disse Cacá Cardoso, vice-presidente do Flu, que representou o clube na reunião no Tribunal de Justiça.

Com a manutenção da liminar e o planejamento de recursos dos clubes, a venda de ingressos para a decisão da Taça Guanabara começará pela metade. Somente os setores usados pelo Fluminense estarão à disposição. Se os bilhetes para esses espaços acabarem antes de uma decisão pelo fim da torcida única, aí que os ingressos originalmente destinados aos rubro-negros ficarão disponíveis para compra.