Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Lei do ex’? Botafogo e Vasco têm jogadores que atuaram do outro lado

No Alvinegro, Diego Souza, Rodrigo Pimpão e Jean já vestiram a camisa rival, enquanto no Cruz-Maltino, Ribamar e Sidão já passaram pelo adversário do clássico deste domingo

(Fotos: Satiro Sodré/AGIF; Divulgação/Vasco; Reprodução; Vitor Silva/Botafogo; Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

A 'Lei do ex' é  uma expressão utilizada no futebol para quando um jogador enfrenta o antigo clube e balanças as redes. O clássico entre Botafogo e Vasco, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, pode ter mais uma comprovação de que a regra futebolística do ex é implacável. No Alvinegro, Diego Souza, Rodrigo Pimpão e Jean já vestiram a camisa rival, enquanto no Cruz-Maltino, Ribamar e Sidão já passaram pelo adversário do clássico deste domingo, no Nilton Santos. 

Dados levantados no Portal "O Gol" pelo LANCE! traçam o perfil dos ex-jogadores dos dois clubes. No Botafogo, o atacante Diego Souza vestiu a camisa do Vasco nos anos de 2011 e 2012. Desde então, enfrentou o Cruz-Maltino três vezes. Duas pelo Sport, em 2015 e 2017 e uma pelo São Paulo, em 2018. Diego não marcou contra o ex-clube, mas por outro lado não perdeu. Foram duas vitórias e um empate.  No jogo que terminou em 1 a 1, em 2017, o jogador de 33 anos foi expulso aos 19 minutos do primeiro tempo. Para o clássico, ele entra embalado pelo segundo gol marcado com a camisa alvinegra, contra o Sol de América (PAR), no meio da semana. 

Desde 2016 no Alvinegro, Rodrigo Pimpão fez parte do elenco do Vasco em 2009. O atacante enfrentou o ex-clube 13 vezes e marcou um gol, em 2014, pelo América-RN, em partida da Série B do Campeonato Brasileiro. No total, Pimpão soma cinco vitórias, cinco derrotas e três empates contra o Vasco. Para o clássico deste domingo ele ainda é dúvida, por conta de uma lesão no tornozelo, mas deve ser relacionado por Barroca. 

O volante Jean é outro do elenco do Bota com passagem pelo clube de São Januário, em 2017. Desde a saída, soma uma derrota pelo Brasileiro de 2018 e um empate, pelo Carioca deste ano e não marcou gols. Jean deve ficar no banco de reservas no Nilton Santos. 

Ex-botafoguenses no Vasco

No Vasco, Ribamar e Sidão já atuaram pelo Botafogo. Em baixa, o atacante não vinha sendo relacionado pelo técnico interino Marcos Valadares e o mesmo se repete com Vanderlei Luxemburgo. O jogador de 22 anos enfrentou o ex-clube duas vezes, não marcou gols e não venceu. Em 2017, perdeu para o Bota atuando pelo Athletico-PR e, em 2019, participou do empate em 1 a 1, pelo Campeonato Carioca.

O goleiro Sidão também jogou pelo time da estrela solitária em 2016. Nos encontros com o ex-clube, depois disso, soma um empate e duas vitórias pelo São Paulo.

Vasco e Botafogo entram em campo pela sétima rodada do Brasileirão, neste domingo, às 11h, no Nilton Santos.