Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Bahia
escudo default
0
1
escudo default
Ceará

Com gol nos acréscimos, Ceará sai na frente do Bahia na final da Copa do Nordeste

Com duas expulsões no 1º tempo e gol nos acréscimos da etapa final, Vozão saiu na frente

Escrito por

O Ceará venceu o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste por 1 a 0, fora de casa, contra o Bahia, com gol de Jael, nos acréscimos do segundo tempo. O Vozão agora joga pelo empate na partida de volta.

Bahia e Ceará encerraram os primeiros 90 minutos - em Pituaçu - em partida que ficou marcada por poucas chances de gol, por uma expulsão de cada time ainda no primeiro tempo e pelo gol marcado por Jael nos acréscimos do segundo tempo.

PRIMEIRO TEMPO

A etapa inicial seguiu o roteiro de uma tradicional final: jogo bastante travado no meio-campo e com as equipes parando os adversários com faltas e com muito estudo e respeito por ambas as partes.

O jogo seguiu tanto este roteiro que os jogadores levaram a sério o 'fazer faltas'. Tanto que aos 18 minutos o zagueiro Luiz Otávio - do Bahia - foi expulso direto após dar um carrinho com a sola alta em Lima. O lance ainda foi checado pelo VAR, que concordou com a decisão de campo.

Apesar da expulsão, Bahia seguiu no ataque e teve duas chances três cruzamentos - um de Rodriguinho e dois de Nino Paraíba - mas que pouco levou perigo ao goleiro Richard.

Apesar de ter um jogador a mais em campo, o Ceará não conseguiu criar grandes oportunidades e a primeira chegada com perigo do Vozão foi apenas aos 32 minutos. Em jogada que nasceu de um lateral, Felipe Vizeu girou sob a marcação de Conti e chutou com força e a bola passou raspando pela meta do goleiro do Bahia.

Jael foi o herói do Ceará no 1º jogo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Seguindo com a vantagem numérica em campo, o Ceará voltou a levar muito perigo e perdeu a melhor chance da primeira etapa aos 40 min. Em cobrança de falta pela esquerda, Vina bateu direto para o gol e obrigou Matheus Teixeira a voar de mão trocada e fazer uma defesa espetacular que ainda contou com a ajuda da trave, que desviou a bola para o fundo da área.

Aos 46 minutos - já nos acréscimos - as equipes voltaram a se igualar em número de jogadores. Em lance semelhante ao de Luiz Otávio, Charles deu uma entrada pesada em Nino Paraíba, só acertou o jogador do Bahia e foi mandado ao chuveiro mais cedo.

SEGUNDO TEMPO

A etapa complementar seguiu o mesmo roteiro da primeira etapa e a chegada com mais perigo saiu apenas aos 17 minutos. Em cobrança de escanteio, Conti ajeitou a bola na entrada da área, mas Rossi chutou por cima da meta do Ceará.

A primeira chegada com perigo do Vozão saiu apenas aos 27 minutos. Em boa jogada pela esquerda, Mendoza levantou na área, mas Vina não conseguiu chegar na bola.

Sem grandes chances, o Bahia voltou ao ataque com perigo apenas aos 40 minutos. Em boa arrancada, Matheus Galdezani tabelou com Thonny Anderson, mas o chute saiu sem direção.

O Bahia chegou novamente com perigo - aos 45 minutos - e em um lance de infelicidade do goleiro Richard. Em cruzamento de Nino Paraíba, o arqueiro do Vozão tentou encaixar a bola, mas furou e a bola parou na trave.

Mas a definição do resultado veio apenas nos 47 minutos da etapa final. Em cobrança de falta, Jael chutou, a bola desviou na barreira e foi para o fundo das redes do Bahia.

JOGO DE VOLTA

Após o 1 a 0 do jogo de ida, a decisão já tem data, horário e local divulgados pela CBF. A partida de volta será na Arena Castelão - em Fortaleza - no próximo sábado (08), às 16h (de Brasília)

FICHA TÉCNICA
BAHIA x CEARÁ - 1º JOGO DA FINAL DA COPA DO NORDESTE

Local: Pituaçu, Salvador (BA)
Data-Horário: 01/05/2021 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Auxiliares: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Márcio Iglésias Araújo Silva (PI)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Rossi e Patrick de Lucca, Nino Paraíba (BAH); Vina (CEA)
Cartões vermelhos: Luiz Otávio (BAH); Charles (CEA)
Gols: Jael (47'/2ºT)

BAHIA (Técnico: Dado Cavalcanti)
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio (Expulso aos 18/1ºT) e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel (Juninho, aos 20/1ºT) e Thaciano (Matheus Galdezani, aos 25/2ºT); Rossi (Óscar Ruíz, aos 25/2ºT), Rodriguinho (Alesson, aos 33/2ºT) e Gilberto (Thonny Anderson, aos 34/2ºT).

CEARÁ (Técnico Guto Ferreira)
Richard; Buiú, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Oliveira, Charles e Vina (Yony González, aos 34/2ºT); Mendoza (Jael, aos 42/2º), Lima (Pedro Naressi, aos 20/2ºT) e Felipe Vizeu (Saulo Mineiro, aos 20/2ºT).