Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sensação na Copa do Brasil, Azuriz tem lateral do Real Madrid entre investidores e quer formar jogadores

Clube paranaense fundado em 2018 está na terceira fase do torneio e disputará Série D; ao L!, presidente destaca meta: 'Nosso principal objetivo é a formação'

O lateral Marcelo é um dos investidores do Azuriz (Foto: Divulgação)
Escrito por

Fundado em 2018, o Azuriz vive um momento histórico em sua curta história. O clube-empresa de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, já superou duas etapas e está na terceira fase da Copa do Brasil - que contará com os times que estão na Libertadores.


Na primeira fase, o Azuriz venceu e eliminou o Botafogo-SP por 1 a 0. Na segunda, passou pelo Mirassol pelo mesmo placar. Os dois confrontos foram disputados no Paraná. Agora, o time aguarda seu próximo adversário do torneio, que será definido em sorteio.

> Confira a tabela de jogos da Copa do Brasil 2022

O clube tem como um dos investidores o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid. Ao LANCE!, o presidente Robson Ramos declarou que o Azuriz nasceu com o objetivo de ser um formador de atletas e tem até certificado concedido peça Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com essa finalidade. Até 2030, a meta ambiciosa é ser o maior formador do país. Para isso acontecer, no entanto, era necessário competir profissionalmente.

- Nosso principal objetivo é a formação. É captar, formar e alocar. O profissional foi uma consequência. Na época, solicitamos à CBF e Federação Paranaense para tornar um clube formador e, para isso, tinha a obrigatoriedade de jogar o profissional. Com isso, iniciamos na terceira divisão do Paraná, subimos para a segunda e fomos campeões. No ano passado, jogamos a primeira e, com a boa campanha, conseguimos a vaga na Copa do Brasil e Série D - disse o mandatário.

No primeiro semestre de 2022, o Azuriz disputou a primeira divisão do Campeonato Paranaense e, apesar de não ter feito uma boa campanha, segue na elite. Este ano, o clube também disputará a Série D nacional.

- A Copa do Brasil é a competição mais democrática que tem no país. Desde o primeiro momento em que conquistamos a vaga, sabíamos que era uma competição que, além de dar visibilidade e oportunidade para a empresa e clube, também é uma excelente oportunidade para os atletas serem visualizados em nível nacional - disse Robson Ramos.

- Então, neste sentido, pensamos sempre jogo a jogo, nossa essência tanto na base quanto no profissional é competir e ir até o limite e é isso que estamos fazendo e, nesse sentido, passando de fase. Além, é claro, de todas as outras situações de organização, de estrutura, de fazer um trabalho muito sério, e os resultados estão vindo. Temos que pensar grande - completou o presidente.

O meio-campista Fabrício Oya, formado nas categorias de base do Corinthians, é um dos destaques do time. Ele contou à reportagem que a classificação "traz uma sensação maravilhosa". Esta é a primeira vez que o jogador de 22 anos disputa uma edição da Copa do Brasil.

- A expectativa é de, independentemente do time que vier, que será grande, a gente continuar fazendo nosso trabalho, mantendo o foco e quem sabe continuar fazendo história, porque não tem limite. O futebol é incrível por causa disso - disse o jogador.