Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Festa na Frasqueira! ABC vence o Botafogo-SP e se garante na Série B

Mais Querido supera a Pantera diante da sua torcida – alcançando 40 jogos como mandante na Terceirona sem derrotas – e garante o retorno à Segunda Divisão

       Jogo foi repleto de confusões e entradas com excesso de violência (Foto: Brunno Antunes/Eleven/Lancepress!)
Escrito por

Um ano após ser rebaixado à Série C no ano do seu centenário, o ABC está de volta à Segunda Divisão. Graças ao gol de Erivélton, o Mais Querido superou o Botafogo-SP, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, atuando diante da sua torcida, em um pulsante Frasqueirão com 14.974 presentes, pela volta das quartas de final da Terceirona.

O jogo da ida, em Ribeirão Preto, havia sido 0 a 0. O ABC alcançou a marca de 40 jogos sem derrotas como mandante pela Série C – são 31 vitórias e nove empates ao longo de cinco edições: 2003, 2005, 2007, 2010 e a atual. 

Garantido novamente na Segundona no mesmo ano em que o seu rival, o América-RN, foi rebaixado à Série D, o ABC – que ainda foi campeão estadual justamente contra o Dragão – busca a final da Terceirona. O rival na semifinal sairá do confronto entre Guarani e ASA, que farão o segundo jogo neste sábado (veja abaixo a situação dos demais confrontos).

O Botafogo, que conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro no ano passado, não teve êxito na missão de findar o jejum de disputar a Série B – a última participação foi em 2002 – e, agora, começa a pensar no Campeonato Paulista do ano que vem para, depois, pensar na Série C-2017. 

NADA DE GOLS NO PRIMEIRO TEMPO, CONFUSÃO E EXPULSÕES


Frasqueirão lotado, clima de decisão – como não poderia ser diferente – e equilíbrio em campo nos primeiros minutos. A primeira chance foi do Botafogo, após Tiago Marques dividir com o goleiro Edson, aos nove minutos. Encontrando certa dificuldade para atacar pelo meio, o ABC apostava em cruzamentos e jogadas pelas laterais, com o veterano Lucio Flavio, de 37 anos, chamando a responsabilidade.

O ABC foi, com o passar do tempo, ganhando terreno e criando mais oportunidades. Aos 22, houve muita reclamação de um pênalti cometido por Pituca após investida de Nando. O Mais Querido apresentava mais volume de jogo e até passou por Neneca aos 45, mas foi marcado impedimento de Erivélton. Eis que três minutos depois, após chance de Daniel Borges, da Pantera, o tempo fechou na Frasqueira.

Edson, goleiro do ABC, não gostou da atitude de Daniel, que teria tentando cavar um pênalti. Rapidamente, jogadores dos dois times chegaram até a área com direito a muita discussão. Comissões técnicas e os demais jogadores também entraram em campo e sobrou confusão. O Batalhão de Choque da Polícia potiguar precisou escoltar os atletas do Botafogo até o vestiário e, como resultado, o árbitro expulso Nando, do ABC, e Felipe, do Botafogo.

Sobrou confusão antes do intervalo no Frasqueirão (Foto: Brunno                                             Antunes/Eleven/Lancepress!)

GOL DE ERIVÉLTON, CHANCES DO BOTAFOGO E FESTA NA FRSQUEIRA!

Com nove jogadores de linha de cada lado, o jogo ficou mais aberto. Jogo mais aberto também, naturalmente, pela necessidade de ao menos um gol para cada time. E o tão esperado gol veio aos nove. E foi do ABC. Mirita, novidade da Pantera para a segunda etapa, falhou após lançamento, Erivélton recebeu e finalizou na saída de Neneca. Festa na Frasqueira.

O Botafogo, sem outra alternativa, tratou de buscar o empate – que garantiria o acesso por conta do gol marcado em solo potiguar. Empate que quase veio aos 17. A bem arquitetada investida do Botafogo com Guly deixou Tiago Maques na boa. Ele finalizou com força e Edson fez ótima defesa.

O Botafogo continuou tentando o gol que garantiria a classificação, mas sem a tranquilidade necessária. O destaque negativo da reta final do jogo foi o árbitro Bráulio da Silva Machado (SC), que não teve critério em diversos lances. Caio Mancha, do ABC, e Guly, do Botafogo, poderiam ter sido expulsos após entradas duras. O terceiro vermelho veio para Isac, da equipe de Ribeirão Preto, após revidar as puxadas de camisa de Echeverría. No fim, a festa foi do ABC. E sobrou festa na Frasqueira.

AS QUARTAS DE FINAL DA SÉRIE C-2016

JOGOS DE IDA

Sexta-feira – 30/9
Botafogo-PB 0 x 0 Boa Esporte – Almeidão
Botafogo-SP 0 x 0 ABC – Santa Cruz

Sábado – 1/10
ASA 3 x 1 Guarani – Coaracy da Mata Fonseca

Segunda-feira – 3/10
Juventude 0 x 0 Fortaleza – Alfredo Jaconi

JOGOS DE VOLTA

Sexta-feira – 7/10
19h

ABC 1 x 0 Botafogo-SP – Frasqueirão

Sábado – 8/10
18h30
Guarani x ASA – Brinco de Ouro

Domingo – 9/10
11h
Boa x Botafogo-PB – Melão

19h
Fortaleza x Juventude – Castelão