Futebol Melhor

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em 2016, clubes nordestinos têm bom crescimento em número de sócios

Região tem cinco agremiações entre as 12 que mais conseguiram novas adesões em 2016: Vitória, Náutico, Sport, CSA e ABC

  (foto:Divulgação)
Escrito por

Cada vez mais fundamental para saúde financeira dos clubes de futebol, os programas de sócio-torcedor têm sido modernizados em todas as regiões do Brasil. E o nordeste assumiu papel importante no crescimento dos programas, tendo cinco agremiações entre as 12 que mais conseguiram novas adesões em 2016: Vitória, Náutico, Sport, CSA e ABC.

De volta à elite do futebol nacional após disputar a segunda divisão em 2015, o Vitória é quem lidera a estatística entre os clubes nordestinos. Nesta temporada, a equipe de Salvador conquistou 3.093 novas inscrições, ocupando a sexta colocação no ranking do ano. Ao todo, o time baiano tem 12.400 associados ao seu programa e aparece na 18ª posição do Torcedômetro, ranking nacional do Movimento Por um Futebol.

- Há muitos torcedores apaixonados no nordeste, sendo que parte significativa consome o produto futebol. Estamos sempre entre as maiores médias de público e entre as grandes audiências. Isso também reflete no grande número de sócios-torcedores da região - afirmou o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

Logo atrás do Vitória, Náutico e Sport também apresentam bons números, com 2.233 e 2.014 cadastros, respectivamente. Apesar de estar atrás de um de seus principais rivais em 2016, o clube rubro-negro é o melhor entre os nordestinos no ranking geral, ocupando a 10ª colocação, com 43.689. A agremiação alvirrubra, por sua vez, está na 28ª posição, com 6.111.

Entre os 12 primeiros colocados deste ano, CSA e ABC encerram o ranking. A equipe alagoana conquistou 1.650 sócios-torcedores, enquanto o time potiguar registra 1.391 novas adesões. Na 31ª colocação do Torcedômetro, o CSA tem 4.636 sócios no total, seguido de perto pelo ABC, na 34ª posição, com 3.548.

Lançado em janeiro de 2013, o Movimento Por um Futebol Melhor é peça fundamental na evolução dos programas de sócio-torcedor no país e, atualmente, conta com 1.149.433 inscritos. O Corinthians é o responsável pelo maior número de cadastros, com 128.101. Palmeiras, com 126.675, e Internacional, com 112.756, completam o pódio. Em 2016, porém, o São Paulo é quem mais cresceu, com 19.693 adesões.

Entre seus parceiros, o Movimento conta com empresas de diferentes setores, como Ambev (Brahma), Unilever, Sky, Pepsico, Premiere, Centauro.com.br, Rede de Hotéis Arco, Méliuz e Bic. Desde seu lançamento, o projeto concedeu mais de R$ 60 milhões em descontos aos sócios-torcedores dos 70 clubes participantes.