Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uruguai quebra tabu e vence a Argentina em La Bombonera, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

Ronald Araújo e Darwin Núñez dão a vitória por 2 a 0 para a Celeste, fora de casa

Darwin Núñez marcou nos minutos finais e garantiu a vitória do Uruguai sobre a Argentina (Divulgação/Uruguai)
Escrito por

O Uruguai confirmou a boa fase e venceu a Argentina, por 2 a 0, em La Bombonera, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Os gols foram marcados por Ronald Araújo e Darwin Núñez, um em cada tempo. A vitória quebrou um tabu de 34 anos do Uruguai sem bater a Argentina como visitante. Os atuais campeões do mundo não sofria gol desde a decisão contra a França, no Qatar.

Com o resultado, o Uruguai chegou aos 10 pontos e se manteve na vice-liderança das Eliminatórias. A Argentina segue na ponta, com 12 pontos.

+ Mais idade! Confira os jogadores acima dos 30 anos convocados para as Eliminatórias Sul-Americanas

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> Provocação! O volante Ugarte, do Uruguai, discutiu com De Paul, da Argentina, e fez um gesto obsceno fazendo alusão a sexo oral.
> Suárez faria! Darwin Núñez recebeu livre dentro da área, ajeitou o corpo e chutou para fora, perdendo grande chance para o Uruguai.
> De lateral para lateral. Uruguai abriu o placar com Ronald Araújo, aproveitando o cruzamento de Viña.
> Na trave! Messi cobrou falta com perfeição, mas a bola bateu caprichosamente no travessão.
> Caixão fechado! Darwin Núñez teve mais uma chance no contra-ataque, mas dessa vez acertou o alvo para decretar a vitória do Uruguai

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?

A Argentina teve mais a bola, trocou passes no campo de ataque, mas não conseguiu transformar a pressão em finalizações. Mérito do Uruguai que marcou forte, principalmente o Messi, sempre vigiado de perto por dois jogadores uruguaios. A Celeste foi mais eficiente e levou perigo, com Darwin Núñez e De la Cruz, mas ambos, mesmo em ótimas condições, chutaram para fora. No entanto, nos minutos finais, Ronald Araújo colocou o Uruguai na frente, após aparecer na área e livre chutar cruzado para vencer Dibu Martínez.

E A ETAPA FINAL?

Na frente do placar, o Uruguai seguiu com a estratégia de não dar espaços para a Argentina, que praticamente não criou chances para empatar. A única finalização perigosa foi com Messi, que acertou o travessão em uma cobrança de falta. Sem criatividade, a Argentina tentou abafar o Uruguai, mas acabou dando espaços. Em um desses contra-ataques cedidos, Messi perdeu a bola, De la Cruz colocou Darwin Núñez para correr, que invadiu a área e chutou forte. A bola passou por baixo das pernas de Dibu Martínez. Vitória da Celeste, por 2 a 0.

+ CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS DETALHES DA PARTIDA

NÚMEROS DA PARTIDA

O QUE VEM POR AÍ?

A Argentina tem o clássico com o Brasil, na terça-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. No mesmo dia, só que uma hora antes, o Uruguai recebe a Bolívia, no Centenário.

FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 - 5ª rodada
Argentina 0 x 2 Uruguai

Local: La Bombonera, Buenos Aires (ARG)
Data e horário: Quinta-feira (16/11), às 21h (Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Jhon León (COL)
Árbitro de Vídeo (VAR): Jhon Ospina (COL)

Cartões amarelos: Ugarte, Olivera (Uruguai); Mac Allister, Lautaro Martínez, Palacios (Argentina)
Cartão vermelho: 

GOL: Ronald Araújo (40' do 1ºT/0-1); Darwin Núñez (41' do 2ºT/0-2)

ARGENTINA (Técnico: Lionel Scaloni)
Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico (Acuña/34' do 2º); Rodrigo De Paul (Palacios/18' do 2ºT), Enzo Fernández e Mac Allister (Lautaro Martínez/intervalo); Messi, Nico González (Di María/7' do 2ºT) e Julián Álvarez (Lo Celso/34' do 2ºT).

URUGUAI (Técnico: Marcelo Bielsa)
Rochet; Ronald Araújo, Cáceres, Olivera e Viña (Giménez/intervalo); Ugarte, Valverde e De la Cruz; Pellistri (Canobbio/42' do 2ºT), Maxi Araújo (Bentancur/16' do 2ºT) e Darwin Núñez (Viñas/45' do 2ºT)