Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

OPINIÃO: Nove anos depois, Chelsea conquista a Champions de novo e se consolida entre os gigantes

Apesar dos pesares, o bicampeonato europeu do Chelsea foi bem mais do que merecido

Chelsea é o campeão da Champions (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP)
Escrito por

Quanto custa um título de Champions League? Vale a pena pagar cifras estratosféricas em reforços para conquistar o troféu mais importante para os clubes europeus? Vale a pena demitir um ídolo do clube do comando da equipe para salvar a temporada? Bom, para o Chelsea, a resposta para todas as perguntas é 'sim'.

Neste sábado, o Chelsea venceu o Manchester City, no Porto, no Estádio do Dragão, por 1 a 0, gol de Kai Havertz, e conquistou pela segunda vez na história o título da Liga dos Campeões. A conquista desta temporada é tão representativa quanto a primeira, lá em 2012.

De certa forma, o roteiro dos dois títulos do time londrino é parecido, e com um final tão feliz quanto o da primeira vez. E a virada de chave dos Blues para a conquista desta temporada foi praticamente a mesma de 2012: a demissão de um treinador.

Em 2012, o Chelsea demitiu André Villas-Boas e Roberto Di Matteo assumiu o cargo para levar a equipe até o título. Em 2021, os Blues demitiram Frank Lampard, maior ídolo da história do clube, e Thomas Tuchel foi contratado para levar a equipe até a conquista europeia.

Mas se em 2012 o título da Champions era o ápice da história do clube, dessa vez, o título dos Blues traz uma carga especial: a consolidação entre os maiores times do futebol europeu. Desde a compra do clube, em 2003, pelo magnata russo Roman Abramovich, o Chelsea virou uma potência do futebol inglês e um dos times com mais participações na Champions League.

Em casa, o Chelsea conquistou cinco vezes a Premier League, cinco vezes a Copa da Inglaterra e três vezes a Copa da Liga. Em território europeu, foram duas Champions e dois títulos de Liga Europa.

O título deste sábado diz mais do que apenas mais um troféu em Stamford Bridge. A conquista no Estádio do Dragão, contra um dos grandes rivais domésticos e que sonha em alcançar a glória máxima do futebol europeu, mostra para o mundo do futebol que o Chelsea não é apenas um clube com dinheiro, e sim que é uma equipe vitoriosa e que merece ser considerada como tal.