Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Neymar Jr fazendo inalação? Método ajuda na recuperação muscular

Fotos dentro de “câmara” e com máscara de oxigênio têm despertado curiosidade<br>

Neymar faz tratamento com oxigênio (Foto: NR SPORTS / neymarjr.com)
Escrito por

Atletas de alto nível têm buscado frequentemente novas tecnologias e métodos que possam auxiliar na melhora ou manutenção de suas performances. No início da pandemia, Neymar Jr começou a utilizar a Câmara Hiperbárica, um tratamento com oxigênio adotado por clubes de futebol e atletas de várias modalidades para auxiliar o processo de recuperação (oxigenação) muscular, visando a retomada dos jogos da Liga dos Campeões do ano passado.

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO FRANCÊS

Nos últimos dias o craque do Paris Saint-Germain postou fotos dentro de uma câmara fechada usando uma máscara de inalação. A imagem, mais uma vez, despertou curiosidade dos fãs. Afinal, o que ele está fazendo e para que serve?

O fisioterapeuta Rafael Martini que acompanha o atacante diariamente explica que a câmara é um ambiente fechado, onde a pressão interna é maior que a atmosférica. “Isso faz com que o atleta ou paciente consiga respirar mais oxigênio do que ele conseguiria em situações normais de pressão atmosférica”.

O fato de respirar mais oxigênio é importante porque o oxigênio tem papel fundamental no processo de produção de energia. “A captação aumentada de oxigênio nos pulmões é transmitida para os tecidos do corpo por meio da circulação sanguínea. O aumento de oxigênio disponível otimiza o processo de produção de energia. Com mais energia o corpo se recupera e funciona melhor”, detalha o fisioterapeuta.

Como funciona?

O relato dos atletas sobre o método é positivo. “Muitos atletas têm utilizado e relatam boas sensações. Eles gostam e se sentem melhor. É o caso do Neymar Jr”, afirma.

Neymar Jr usa o equipamento em casa até uma vez ao dia, por cerca de 1h30 e quando está lesionado são pelo menos 2 vezes ao dia, por 1 hora e intervalo de 6 horas entre as sessões. “Ele não faz para acelerar algum processo específico, mas sim como mais um dos recursos que um atleta de alto nível utiliza no seu dia a dia”.