Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Juventus é punida com a perda de 10 pontos no Campeonato Italiano e pode ficar de fora da próxima edição da Champions League

Em nota, clube afirmou que vai pedir recurso ao Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano

(ISABELLA BONOTTO / AFP)
Escrito por

Péssima notícia para a Juventus. O clube foi punido em definitivo pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) com a perda de 10 pontos no Campeonato Italiano por conta das acusações de irregularidades financeiras.

Anteriormente, a punição havia sido de 15 pontos, mas em abril deste ano, a Juventus pediu recurso e recuperou a pontuação perdida. Inicialmente, Giuseppe Chiné, chefe da Procuradoria do Ministério Público da Itália, havia pedido a sanção de dois pontos e depois passou a pedir por 11, incluindo o afastamento de oito meses dos antigos diretores do clube.

+ Apoio e crítica: veja a repercussão internacional do caso de racismo sofrido por Vini Jr

A Corte Italiana absolveu os diretos Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano das acusações atribuídas.

+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT

Em nota, a Juventus afirmou que tomou ciência do resultado final do julgamento e vai avaliar mais um pedido de recurso ao Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano (CONI).

CONFIRA A NOTA OFICIAL:

A Juventus Football Club toma nota do que foi decidido há pouco pelo Tribunal de Justiça da FIGC e se reserva o direito de ler as razões para avaliar um possível recurso ao Conselho de Garantias do CONI. O que foi estabelecido pela quinta instância de julgamento nesta matéria, iniciada há mais de um ano, desperta grande amargura no clube e em seus milhões de torcedores que, na ausência de regras claras, se veem extremamente penalizados com a aplicação de sanções que parecem ter em conta o princípio da proporcionalidade.

Sem descurar a necessidade de celeridade, a que a Juventus nunca se esquivou durante o processo, sublinha-se que se trata de factos que ainda terão de ser julgados pelo juiz natural.

Com a perda de 10 pontos, a Juventus deixa a segunda colocação do campeonato, sai do G4, figura a sétima posição com 59 pontos e corre risco de ficar de fora da próxima edição da Champions League.