Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Irmão do dono do City, presidente dos Emirados quer comprar o Liverpool

Xeque Khalifa pretende ser rival de Mansour no Campeonato Inglês

Rivais em campo podem ser controlados pela mesma família (Foto: Oli Scarff/AFP)
Escrito por

Nos próximos anos, dois dos principais clubes da Inglaterra podem ser controlados pela mesma família. De acordo com o jornal "Daily Star, Khalifa bin Zayed Al Nayhan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, pretende investir forte para comprar o Liverpool. Ele é meio-irmão de Mansour bin Zayed Al Nahyan, dono do City Football Group, que controla o Manchester City.

O problema, por enquanto, está sendo John W. Henry, atual dono do Liverpool. Também proprietário do Boston Red Sox, time de beisebol dos Estados Unidos, ele não está muito disposto a aceitar a primeira oferta, que teria sido na casa das 700 milhões de libras (R$ 3,5 bilhões).

Ainda será preciso convencer o empresário. Mas isso não deve ser problema para o xeque dos Emirados Árabes, que tem uma fortuna estimada em cerca de 40 bilhões de euros (R$ 160,8 bilhões).

Apesar de poder criar um conflito de interesses dentro da família, não existe uma regulamentação para que parentes controlem clubes diferentes do mesmo país. O xeque Mansour controla o Manchester City desde 2008, e ainda tem outros, como o New York City, que disputa a Major League Soccer, nos Estados Unidos.

Khalifa, o que pretende comprar o Liverpool, assumiu a presidência do país em 2004, após a morte do pai, Zayed bin Sultan Al Nahyan. Ele é o primeiro filho da primeira esposa do antigo líder dos Emirados Árabes. O xeque Mansour, que tem 23 anos a menos que o seu irmão mais velho, é o quarto mais novo da terceira mulher do ex-presidente.