Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fim de jejum, ‘invasões’, vitórias históricas: como o Eintracht Frankfurt venceu a Liga Europa

Alemães faturaram o primeiro troféu internacional desde 1980

O Eintracht Frankfurt bateu o Rangers nos pênaltis e conquistou a Liga Europa (JORGE GUERRERO / AFP)
Escrito por

O Eintracht Frankfurt conquistou de maneira invicta a Liga Europa. Nesta quarta-feira, em Sevilha, no estádio Ramón Sanchez Pijzuán, os alemães venceram o Rangers nos pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo normal. Foi o primeiro título continental do clube após 42 anos. A campanha contou com grandes histórias, heróis, vitórias emblemáticas e 'invasões' memoráveis. 

CLASSIFICAÇÃO NA FASE DE GRUPOS
O Eintracht Frankfurt ficou em primeiro lugar no grupo D, com três empates e três vitórias, fechando a campanha com 12 pontos conquistados contra Royal Antwerp, Fenerbahçe e Olympiacos.

FURACÃO DE FRANKFURT NO MATA-MATA
Por ter liderado seu grupo​, o Eintracht Frankfurt entrou no mata-mata direto nas oitavas-de-final, sem a necessidade de jogar a fase eliminatória anterior. E aí começou, definitivamente, a caminhada para a taça. As duas primeiras vítimas do time treinado por Oliver Glasner foram espanholas: Bétis e Barcelona.

Rafael Borré foi um dos destaques da campanha do Frankfurt (Foto: CRISTINA QUICLER / AFP)

O Eintracht Frankfurt tornou-se a primeira equipe da Alemanha a vencer a Liga Europa

Contra o primeiro, os alemães venceram em Sevilha, justo onde seriam campeões, por 2 a 1, e empataram em 1 a 1 em casa de maneira heroica na volta. Isso porque o Bétis marcou um gol que levou a partida à prorrogação nos acréscimos, deixando o clima no Deutsche Bank Park tenso.

Mas o troco foi devolvido na mesma moeda. Quando o confronto parecia encaminhado para ser definido nos pênaltis, Guido Rodriguez marcou contra, colocou igualdade no marcador, confirmou a classificação do Frankfurt e explodiu o estádio.

O Eintracht Frankfurt derrotou o Bétis na Espanha, nas oitavas de final (AFP)


INVASÃO AO CAMP NOU E VITÓRIA HISTÓRICA CONTRA O BARÇA

O apogeu da campanha do Eintracht foi nas quartas-de-final. Afinal de contas, pela frente teria o todo poderoso Barcelona, que mostrava sinais de recuperação em seu melhor momento na temporada, sob o comando de Xavi. Na ida, no Deutsche Bank Park, um empate por 1 a 1 que, pela atuação, deixou animado os alemães para a volta. E eles mal sabiam o que o dia 14 de abril de 2022 reservaria.

No Camp Nou, um dos templos sagrados do futebol mundial, o triunfo do Frankfurt começou fora de campo e foi estendido às arquibancadas e às quatro linhas: mais de 30 mil torcedores viajaram à Catalunha e "alugaram" o estádio barcelonista, em um momento que registrou uma das grandes invasões de torcida da história do futebol europeu.

Dentro de campo, o time fez jus à festa dos aficionados, neutralizou o Barcelona, abusou dos contra-ataques e venceu por 3 a 2, chegando a abrir um implacável 3 a 0, com dois gols de Kostic e um de Borré.

Mais de 30 mil torcedores do Eintracht estavam no Camp Nou (LLUIS GENE/AFP)

ÚLTIMA PARADA ANTES DA FINAL
A semifinal reservou ao campeão o West Ham, da Inglaterra. No primeiro jogo, em Londres, vitória por 2 a 1. Na volta, novo triunfo, dessa vez por 1 a 0, e a vaga na decisão sentenciada. Claro: com invasão ao campo Deutsche Park.

O JOGO DO TÍTULO
Em uma "homenagem" à campanha do Eintracht Frankfurt, o jogo da taça veio com muita emoção. Para ser campeão contra o Rangers, na decisão de Sevilha, o time teve que correr atrás do marcador, já que os escoceses saíram na frente com Aribo. Aos 24 minutos do segundo tempo, Borré igualou a partida, que não teve mais o placar alterado. Nas cobranças de pênaltis, o goleiro Trapp brilhou defendendo a batida de Ramsey, e Borré fechou as penalidades. Eintrach Frankfurt campeão.

+Como seriam as camisas de clubes inspiradas nos escudos

A torcida do Eintracht invadiu o gramado após a classificação à final (Foto: CRISTINA QUICLER / AFP)

OS DESTAQUES
Kevin Trapp: 
o goleiro alemão salvou o Eintracht em vários momentos, especialmente no mata-mata. Crucial na final com defesas difíceis na prorrogação e defendendo pênalti na disputa derradeira.

Filip Kostic: o sérvio marcou gols em jogos importantes, como os dois que fez contra o Barcelona. Foi o líder de participações em tentos marcados pelo Eintracht e em assistências na campanha.

Daichi Kamada:
o meia japonês foi o artilheiro do time na competição, com cinco gols. 

Rafael Santos Borré: o colombiano, ex-River Plate, foi o grande herói da equipe na campanha, aparecendo nos momentos decisivos do mata-mata com gols cruciais contra Barcelona, West Ham e Rangers. Para completar o combo, converteu o último pênalti da final