Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estudo aponta sucesso financeiro do PSG após chegada de Neymar Jr.

Relatório da Deloitte divulgado em janeiro diz que clube é o 2º que mais arrecada no mundo na área comercial

Neymar tem brilhado pelo PSG dentro e fora de campo (AFP)
Escrito por

A presença de Neymar Jr. como atleta do Paris Saint Germain tem gerado resultados além das quatro linhas para o clube francês. Atualmente, o PSG é o 2º clube que mais lucra na área comercial do mundo e o 5º maior em receita total no futebol mundial. A consultoria Deloitte, responsável por um amplo estudo sobre as finanças dos clubes europeus, credita grande parte desse crescimento ao impacto publicitário de contratações como a de Neymar Jr.

- As contratações de alto perfil (Neymar Jr e Mbappé) ajudaram notavelmente as vendas de merchandising e a receita em dias de jogos, com grande interesse nas camisas de réplicas e na oportunidade de ver ao vivo a equipe repleta de estrelas do PSG - destaca o relatório do grupo de trabalho do Deloitte Football Money League.

Vale lembrar que no dia da apresentação de Neymar Jr. em Paris, os torcedores esgotaram em apenas seis horas o estoque de 10 mil camisas com o nome do atleta. O faturamento estimado na época foi de 1 milhão de euros.

As receitas analisadas pelo estudo são divididas em três categorias: comercial, renda em dia de jogos e direitos de transmissão. O PSG teve aumento significativo em todos os fluxos, com destaque “impressionante” para receita comercial, onde o clube gerou 363,4 milhões de euros (cerca de R$ 1,6 bilhões de reais) na temporada 2018/2019, a segunda maior da história da ‘Money League’. Transmissão e jogos correspondem a 156,6 mi de euros (R$ 729 milhões de reais) e 115,9 mi de euros (R$ 540 milhões de reais), respectivamente.

NEYMAR JR. ATRAI MARCAS

A assinatura de cinco novos parceiros, bem como a extensão de contratos com seis empresas globais impulsionaram o crescimento na área. Os ‘novos mercados’ buscados pelo PSG, como a Ásia, estão em sintonia com o trabalho feito pela NR Sports com Neymar Jr.

Um estudo da empresa de consultoria chinesa ‘Mailman Group’ confirma que ambos estão no caminho certo. A companhia focada no mercado digital avalia a força das propriedades do futebol online na China e cita Neymar Jr. como segundo jogador mais popular no país. Não por acaso a última pré-temporada do PSG foi por lá.

Por isso, a imagem do atleta contribuiu diretamente para formação de novas parcerias com o clube, como a colaboração com a Nike Jordan e a chegada da marca Replay Jeans, patrocinadores do jogador brasileiro e que agora também estão no clube francês.

No caso da Nike Jordan, o relatório da Deloitte aponta que, “na indústria do futebol, os parisienses continuam a perturbar o status atual, com ideias inovadoras”. Ou seja, o clube tem alinhado com sucesso áreas como futebol e entretenimento.

É o caso da colaboração Nike Jordan, responsável por impulsionar as vendas de mercadorias, juntamente com o terceiro uniforme da temporada 2018/2019. O vestuário moderno se tornou uma peça popular de vestuário ‘streetwear’ de fãs do clube.

"ERA NEYMAR JR."

Já em receita geral nos últimos anos o Paris Saint Germain cresceu 149,7 milhões de euros (R$ 697 milhões de reais). Com isso, o clube subiu do 7º lugar (486,2 milhões de euros) no ranking da temporada 2016/2017 (sem Neymar Jr) para o 5º lugar (635,9 milhões de euros) – com Neymar Jr. O segundo maior crescimento do período, atrás apenas do Barcelona, que obteve 192,5 milhões euros (R$ 897 milhões de reais).

A consultoria analisa ainda que os clubes estão analisando cada vez mais o potencial comercial e os benefícios que determinado jogador pode trazer multiplicando a receita e ampliando o alcance para novos mercados.

FORÇA DAS REDES SOCIAIS

No relatório divulgado em janeiro, uma foto de Neymar Jr e seu número de seguidores no Instagram são destacados para observar também o papel influenciador que o atleta possui nas redes sociais. São 131 milhões do brasileiro contra 26,7 milhões do PSG.

A exposição direta ou indireta das marcas em perfis pessoais também é levada em conta para o aumento das receitas. “A escala de seguidores de estrelas mundiais pode, em alguns casos, ser ainda maior do que a do clube e seu impacto pode ser mais do que apenas performances em campo”, destaca o relatório.

DESEMPENHO GERAL DOS CLUBES NA 'DELOITTE MONEY LEAGUE'

Receita geral - 2016/2017

Manchester United - 673,3 mi euros
Real Madrid - 674,6 mi euros
Barcelona - 648,3 mi euros
Bayern de Munique - 587,8 mi euros
Manchester City - 527,7 mi euros
Arsenal - 487,6 mi euros
Paris Saint Germain - 486,2 mi euros
+ 149,7 mi de euros (PSG)

Receita geral - 2018/2019 (Neymar Jr)

Barcelona - 840,8 mi euros
Real Madrid - 757,3 mi euros
Manchester United - 711,5 mi euros
Bayern de Munique - 660,1 mi euros
Paris Saint Germain - 635,9 mi euros
Manchester City - 610,6 mi euros
Liverpool - 604,7 mi euros

Perfil de receita por categoria € – 2018/2019

PSG:

636,4 mi (comercial) – 2º lugar no ranking
156,6 mi (Transmissão) – 15º lugar no ranking
115,9 mi (Dia de Jogo) – 4º lugar no ranking

Barcelona:

383,5 mi (comercial) – 1º lugar no ranking
298,1 mi (Transmissão) – 2º lugar no ranking
159,2 mi (Dia de jogo) – 1º lugar no ranking