Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda a crise entre Cristiano Ronaldo e Manchester United

Atacante foi afastado do elenco e não enfrenta o Chelsea no sábado

Cristiano Ronaldo e Manchester United possuem relação marcada por polêmicas (OLI SCARFF / AFP)
Escrito por

Pouco mais de um ano após retornar para o Manchester United, Cristiano Ronaldo parece cada vez mais próximo de uma saída no clube. A nova temporada do astro vem sendo marcada por polêmicas e crises que culminaram com o seu afastamento do elenco pelo técnico Erik ten Hag.

SEM CHAMPIONS LEAGUE
​No ano de seu retorno, o Manchester United fracassou em seus objetivos, mas principalmente com um desempenho abaixo da média na Premier League. Com uma campanha ruim, o clube encerrou a campanha na 6ª colocação e sem Champions League.

> Veja a tabela da Premier League

Aos 37 anos, Cristiano Ronaldo tinha o desejo de disputar a principal competição de futebol da Europa. Com isso, os primeiros rumores sobre um pedido de saída do camisa sete dos Red Devils começaram a surgir ainda na pré-temporada.

Nesse período, os ingleses haviam contratado o técnico Erik ten Hag, que havia feito um bom trabalho no Ajax, para comandar um projeto esportivo ambicioso e colocar o Manchester United nos trilhos. Mas a crise entre o treinador e o jogador começaram cedo.

PRÉ-TEMPORADA POLÊMICA
O Manchester United optou por iniciar sua pré-temporada com uma excursão na Ásia para a realização de amistosos. No entanto, Cristiano Ronaldo decidiu não viajar com o elenco e alegou que iria permanecer em Portugal por questões pessoais.

No fim de julho, o veterano vestiu a camisa do Manchester United em 2022/2023 pela primeira vez em um amistoso contra o Rayo Vallecano. Após iniciar como titular, o português foi substituído no intervalo e deixou o Old Trafford antes do fim da partida. O fato havia irritado Ten Hag, que manifestou o descontentamento de forma pública.

Na estreia dos Red Devils na Premier League, Cristiano Ronaldo iniciou o duelo contra o Brighton no banco de reservas, entrou na segunda etapa, mas não evitou a derrota por 2 a 1. Já no 2ª rodada, o camisa sete entrou como titular na partida contra o Brentford, mas o Manchester United foi humilhado e perdeu o jogo por 4 a 0.

NOVAS POLÊMICAS
​Até o fim da janela de transferências, o astro não havia recebido propostas oficiais de nenhum clube. O nome de Cristiano Ronaldo chegou a ser especulado no Atlético de Madrid, Napoli e um clube da Arábia Saudita, mas nunca houve uma aproximação concreta entre as partes.

Por conta do baixo rendimento do camisa sete, Ten Hag decidiu que o atacante seria mais uma opção no elenco, mas acabou com a vaga cativa do português na equipe titular. Após o jogo contra o Brentford, o clube fez oito partidas pela Premier League, mas apenas em uma, no último dia 16 de outubro, o atleta foi titular.

Nesse período, a imprensa inglesa publicou matérias sobre a insatisfação de Cristiano Ronaldo com o comandante holandês. Além disso, o craque chegou a ser condenado pela FA por ter agredido um torcedor do Everton na temporada passada.

FUTURO INCERTO
Na última quarta-feira, o atleta implantou uma nova crise no Manchester United apesar da vitória dos Red Devils sobre o Tottenham. Além de ter se recusado a entrar em campo, o jogador entrou nos vestiários antes do fim da partida e deixou o Old Trafford sem comemorar com seus companheiros.

Como punição, Ten Hag, com suporte dos dirigentes, decidiu afastar Cristiano Ronaldo do elenco. Com isso, o veterano não irá enfrentar o Chelsea, neste sábado, pela Premier League. O atleta também está treinando apenas com a equipe sub-21 do clube inglês.

Com contrato até junho de 2023, o Manchester United tem a opção de buscar uma saída para o atacante na janela de transferências de janeiro. Dessa forma, o camisa sete poderia buscar uma equipe que jogue na Champions League, embora vá ter somente 16 opções, e livraria os Red Devils das manchetes por conta de crises e polêmicas.