Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chinês quer reunir gigantes europeus para propor uma nova Champions

Wang Jianlin, dono do grupo que detém 20% do Atlético de Madrid, considera que o atual modelo da Liga dos Campeões da Europa não é rentável

(Foto: Curto de la Torre / AFP)
Escrito por

Wang Jianlin, homem mais rico da China e dono do grupo Wanda, quer reunir os dirigentes dos clubes mais poderosos da Europa para discutir um novo formato para a Liga dos Campeões. O encontro ocorreria em outubro. Segundo o jornal "Vozpópuli", trata-se de uma proposta que promete balançar a Uefa.

O empresário assegura que o plano garantirá 1 milhão de euros a mais do que o valor arrecadado atualmente. A intenção do magnata é renovar a Champions, sem excluir os clubes de médio e pequeno porte. Para Jianlin, o modelo "piramidal" impede um desenvolvimento econômico maior de todas as partes envolvidas no torneio.


O chinês terá de convencer todos os clubes e a Uefa. A tarefa não é nada fácil.

O grupo Wanda é dono de 20% do Atlético de Madrid e, no ano passado, comprou a Infront Sports & Media, empresa suíça de marketing esportivo que detém os direitos sobre os eventos da Fifa até 2022. Ainda em 2015, o conglomerado passou a patrocinar a entidade máxima do futebol.

Para 2017, o bilionário bancará a Copa da China, competição que terá a participação de três seleções da América-Europa, além da própria China.

Outros investidores chineses participam de clubes europeus, como Espanyol, Granada, Manchester City, Milan, Inter de Milão, Olympique de Marselha e Aston Villa.