Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chelsea chega instável na final do Mundial de Clubes e faz Palmeiras acreditar em título inédito

Após um excelente início de trabalho de Thomas Tuchel, Chelsea viver mês de dezembro turbulento dentro e fora dos gramados, mas ainda assim é uma equipe difícil de bater

Lukaku, autor do gol do Chelsea contra o Al-Hilal, foi motivo de polêmica em dezembro (GIUSEPPE CACACE / AFP)
Escrito por

O Palmeiras pode acreditar na conquista do título do Mundial de Clubes. O Verdão, além de ter uma equipe competente comandada pelo estrategista Abel Ferreira, encara um Chelsea que talvez viva seu pior momento desde a chegada do técnico Thomas Tuchel.

INÍCIO PERFEITO
​Após ser contratado no meio da temporada para substituir Frank Lampard, Thomas Tuchel fez os Blues subirem de patamar. O alemão conseguiu implementar uma consistência defensiva, também pela chegada de Édouard Mendy no gol, e conseguiu conquistar o título da Champions League sobre o Manchester City.

> Veja a tabela do Mundial de Clubes

No início da atual temporada, o Chelsea conquistou a Supercopa da Europa e chegou a liderar a Premier League nos primeiros meses. Até o fim de novembro, os Blues somavam 21 jogos, sendo 13 vitórias, sete empates (sendo um pela Supercopa da Europa e dois pela Copa da Liga Inglesa e a equipe londrina venceu todos os duelos nos pênaltis) e uma derrota.

DEZEMBRO TURBULENTO
​No entanto, o mês de dezembro não foi nada fácil para o Chelsea nem dentro nem fora de campo. Em nove partidas, os londrinos conquistaram quatro vitórias, três empates e uma derrota. A consistência defensiva do time que havia sofrido nove gols de agosto a novembro desapareceu e o clube sofreu 12 tentos no último mês do ano.

No final de dezembro, Romelu Lukaku também concedeu uma polêmica entrevista para a "Sky Sports" em que disse ter vontade de voltar a jogar na Inter de Milão. O atacante belga chegou a questionar o modelo de trabalho de Thomas Tuchel, uma vez que não estava conseguindo render e fazer os gols que eram esperando como na Itália.

O centroavante, que havia sido a maior contratação dos Blues na temporada, não atuou no primeiro jogo de 2022 e movimentou os bastidores do Chelsea. No fim de janeiro, o "The Athletic" publicou um artigo em que dizia que os atletas do sistema ofensivo do clube não estavam satisfeitos com o trabalho do comandante alemão.

QUAL CHELSEA VEREMOS?
Em janeiro, o Chelsea já havia perdido a liderança da Premier League para o Manchester City. No primeiro jogo do ano, os Blues empataram com o Liverpool em Stamford Bridge e duas semanas depois sofreram uma derrota para a equipe de Pep Guardiola.

Apresar disso, os azuis de Londres vem seis vitórias em nove jogos disputados em 2022, dois empates e apenas um revés. O clube se classificou para a decisão da Copa da Liga Inglesa e para às oitavas de final da Copa da Inglaterra, embora tenha encontrado dificuldade para derrotar o Plymouth Argyle, da 3ª divisão da Inglaterra.

É difícil fazer uma previsão sobre qual Chelsea iremos encontrar. Será o regular, cirúrgico nos momentos decisivos e que sofre poucos gols que nos acostumamos a ver de janeiro a novembro ou será o irregular e turbulento que tem se mostrado nos últimos dois meses e meio? A resposta será vista em campo, mas o Palmeiras pode se aproveitar e, acima de tudo, acreditar.