Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aniversariante do dia, relembre feitos da carreira de Roberto Carlos

O brasileiro é um dos maiores jogadores da história do Real Madrid, foi campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção e era conhecido por sua técnica, chutes fortes e de efeito

Roberto Carlos é ídolo do Real Madrid (Foto: Patrick Kovarik / AFP)
Escrito por

Aniversariante do dia, Roberto Carlos completa 46 anos, nesta quinta-feira. Considerado um dos maiores laterais de todos os tempos, o jogador fez história no Real Madrid, equiepe onde conquistou diversos títulos, como três Liga dos Campeões e também na Seleção Brasileira, onde venceu a Copa do Mundo de 2002.

O jogador era conhecido por sua técnica e, principalmente, na qualidade do passe e do chute. O potente chute e cheio de efeito (alguns difíceis de acreditar) marcaram a carreira do brasileiro pelos clubes em que passou. Defendeu também Corinthians, Palmeiras e Fenerbahce.

AMARELINHA

Roberto foi campeão em 2002 da Copa do Mundo (Foto: Reprodução)

Considerado um dos maiores laterais da história da Seleção Brasileira, Roberto Carlos participou de 126 jogos, entre 1992 e 2006. Foram dois títulos da Copa América (1997 e 1999), uma Copa das Confederações (1997) e a Copa do Mundo de 2002. Foi vice da edição de 1998 e foi eliminado em 2006, nas quartas de final, bastante criticado, por amarrar as chuteiras, no momento do gol da França.

VERDÃO

No Palmeiras foram dois títulos de Brasileirão (Foto: Arquivo Lance!)

Conhecido por sua técnica e chute potente, Roberto Carlos ganhou notoriedade no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras. Ao todo, foram 185 partidas, além das conquistas do Torneio Rio-São Paulo (1993) e do bicampeonato do Campeonato Paulista e do Brasileirão (1993 e 1994).

MERENGUE

O lateral é um dos grandes do Real (Foto: Divulgação)

Com 23 anos foi contratado pelo Real Madrid e é considerado por muitos o melhor lateral da história do vitorioso clube espanhol. Ao todo, foram 527 jogos, com 69 gols pelo clube merengue. Era o jogador estrangeiro com mais vitórias pelo clube (301), mas foi ultrapassado por Marcelo.

ÍDOLO

Roberto ganhou três Champions (Foto: Francisco Paso / AFP)

Roberto Carlos virou símbolo do Real Madrid. Em seus 11 anos como atleta do futebol espanhol conquistou três títulos da Liga dos Campeões, dois Mundiais, quatro Campeonatos Espanhóis e três Supertaças da Espanha. Antes de defender os Merengues, teve rápida passagem pela Internazionale.

ESTILO

Roberto Carlos surpreendia com chutes com muito efeito (Foto: Patrick Kovarik / AFP)

O estilo de jogo do lateral era bastante característico. Roberto Carlos tinha um chute potente, um dos mais poderosos da história do futebol. Cobrava falta com bastante técnica e também era conhecido pelos efeitos (alguns difíceis de acreditar) que colocava em seu arremate.

PÓS-REAL

Roberto Carlos jogou também no Corinthians (Foto: Tom Dib/Lancepress)

Após o ciclo no Real Madrid, Roberto Carlos se aventurou na Turquia, com a camisa do Fenerbahce. Foram 100 jogos com o clube turco e dez gols, além da conquista da Supertaça da Turquia. Depois, veio para o Corinthians, onde permaneceu por uma temporada, com 61 partidas e cinco gols.

TREINADOR

Roberto Carlos apostou na carreira de treinador depois de se aposentar (Foto: Roslan Rahman / AFP)

Depois do Corinthians, foi para o Anzhi, na Rússia e encerrou a carreira na Índia, após três jogos no Dehli Dynamos. Iniciou a carreira de treinador no Sivasspor, onde ficou por duas temporadas, até assinar com o Akhisar. Treinou também, em 2015, o Dehli Dynamos e, posteriormente, o sub-19 do Real Madrid.