Fotos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem leva o Paulistão? Peixe lidera ‘palpitão’ e Verdão tem melhor ‘nota’

Campeonato Paulista começa neste sábado e LANCE! detalha as forças dos quatro grandes por setores. Confira palpites da redação e veja as datas dos seis clássicos da primeira fase

Arquivo LANCE!
Escrito por

A bola, enfim, vai rolar para valer para os clubes de São Paulo. Atual campeão paulista e soberano no estado no últimos dez anos, com seis conquistas (ver todas nas fotos acima), o Santos é o primeiro grande a ir a campo pelo Paulistão neste sábado, às 17h, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro. Clique aqui e confira os grupos e a tabela da competição.

Quem é o favorito ao título? O LANCE! classificou por estrelas os elencos (cinco setores de cada clube grande), além de técnico e força como mandante. O Palmeiras é quem mais pontuou, somando 29 estrelas das 35 possíveis, seguido de Corinthians (26,5), Santos (26) e São Paulo (25,5). O equilíbrio deve marcar a disputa entre os grandes, ainda mais porque os três da capital estarão também dividindo as atenções com a Copa Libertadores. No "palpitão" da redação, quem lidera as indicações para campeão em 2016 é o Santos.

Verdão somou 29 estrelas: zaga e laterais ficaram abaixo

Fernando Prass virou ídolo e Vagner, já experiente, chegou para a reserva, deixando o gol fortalecido. A zaga, ponto problemático em 2015, já começa o ano com Dracena machucado e sem reposições confiáveis. Meio-de-campo, com vários volantes em bom nível, e ataque são os pontos mais fortes.

Corinthians somou 26,5 estrelas: ataque é o pior avaliado

Cássio ficou para manter em alta a qualidade dos goleiros do Timão. A zaga sofreu com a baixa de Gil e ganhou Vilson. Meio e ataque se enfraqueceram muito com a debandada. Apesar de ter várias opções na frente, poucas dão segurança ao torcedor, que aposta no trabalho de Tite mais uma vez.

Peixe somou 26 estrelas: zaga é o setor preocupante

Com boas opções no gol, zaga é a grande preocupação da torcida santista e de Dorival Júnior. Werley saiu, David Braz se machucou (só volta no fim do Paulistão) e ninguém chegou para a posição, que só tem Gustavo Henrique, Paulo Ricardo e Lucas Veríssimo. Faltam suplentes para bons meio e ataque.

Tricolor somou 25,5 estrelas: laterais estão em baixa

Ceni se aposentou e Dênis começa o ano como titular tendo de confirmar seu potencial. A zaga se reforçou com o ídolo Lugano, que ainda tem condições físicas duvidosas. As laterais, com Bruno, Auro, Mena, Carlinhos, Reinaldo e Matheus Reis preocupam. Meio e ataque têm boas opções. Edgardo Bauza chega com a bagagem de quem já conquistou duas Copas Libertadores.

*5 estrelas: excelente; 4: bom; 3: regular; 2: ruim; 1: péssimo

PALPITÃO DA REDAÇÃO:

Alex Sabino, editor do LANCE!
"Um campeonato que é a segunda opção para todos os grandes de São Paulo, menos um: o Santos. Por ter metido os pés pelas mãos na reta final do Brasileiro de 2015, o Peixe tem obrigação de ser campeão paulista. Os outros pensam primeiro na Libertadores."
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo


Márcio Monteiro, editor do LANCE!
"O inchado Paulista começa com os finalistas da última edição em alta. O Palmeiras não perdeu ninguém do elenco campeão da Copa do Brasil e ainda se reforçou. O Santos teve só as baixas de Geuvânio e Marquinhos Gabriel, mas trouxe peças para reposição, e ainda deve contar com a volta de Robinho. O São Paulo manteve sua base, mas tem cara nova no comando. O time pode demorar a engrenar, mas parece vir mais sólido para o ano. O Corinthians é a grande incógnita entre os quatro grandes. Perdeu meio time titular e remonta seu elenco. Para isso, confia em Tite. Entre os interioranos, Ponte e Botafogo-SP chegam fortes e podem surpreender no estadual mais disputado do país."
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo


Lucas Pastore, editor do LANCE!
"O Campeonato Paulista repete a fórmula das últimas temporadas, o que significa que os grandes que têm a vida facilitada na primeira fase tendem a encontrar uma pedreira nas quartas de final. É o caso do Palmeiras, que foge da sempre complicada Ponte Preta a princípio, mas pode ter de enfrentá-la de cara no mata-mata. Como o Verdão terá a companhia de Corinthians e São Paulo na Libertadores, o Santos, que construiu uma dinastia no Estadual nos últimos anos, tende a dar mais importância para o torneio e chegar com força."
CAMPEÃO: Santos
VICE: Palmeiras

Marcelo Laguna, editor do LANCE!
"O Paulistão 2016 continua repetindo os velhos erros dos últimos anos: fórmula de disputa esdrúxula, regulamento confuso e excesso de times participantes. Ainda assim, segue como o mais importante (ao menos em termos de dinheiro) campeonato regional do país, o que não significa que seja o melhor. Com o Trio de Ferro dividindo atenções com um torneio bem mais importante (Copa Libertadores), o Santos surge teoricamente como favorito ao título, embora o Palmeiras aparentemente tenha um elenco mais acertado. Corinthians e São Paulo correm por fora e não vejo nenhum time pequeno em condições de surpreender."
CAMPEÃO: Palmeiras
VICE: Santos

Rafael Bullara, editor do LANCE!
"O Trio de Ferro entra no Paulistão de olho na Libertadores. Assim como em 2013, os três clubes dividem a atenção com o torneio sul-americano e isso abre caminho para o Santos, atual campeão e presente nas últimas sete finais do Estadual. O destino de Corinthians, Palmeiras e São Paulo depende do desempenho na Liberta e a maneira de como eles precisarão conciliar os dois mata-matas"
CAMPEÃO: Santos
VICE: Corinthians

Rodrigo Vessoni, editor do LANCE!
"O São Paulo com Bauza será um time mais competitivo em relação aos últimos anos. Onze anos depois, o clube precisa acabar com o longo jejum na competição estadual. Palmeiras tem elenco para chegar à decisão."
CAMPEÃO: São Paulo
VICE: Palmeiras

Thiago Salata, editor do LANCE!
"Nenhum grande sobra quando se olha os quatro time titulares. O Palmeiras é quem tem mais elenco para dividir o semestre com a Libertadores, mas também é o que pode pegar o adversário mais difícil no primeiro mata: a Ponte Preta, que bateu o Verdão duas vezes em casa em 2015. O Corinthians, que foi desmontado, tem tempo para se fortalecer até as fases decisivas. É neste momento que, dependendo da situação do Trio de Ferro na Libertadores, os rumos do Paulistão serão definidos. Nisso, o Santos leva vantagem."
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo

Thiago Perdigão, editor do LANCE!
"O Santos sai na frente no Paulistão pelo time, desempenho nos últimos anos e por ter apenas esse campeonato para disputar neste primeiro momento. O limite de inscrições no Estadual e na Libertadores impede que outros times revezem mais seus jogadores e, obviamente, o torneio sul-americano será prioridade para Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Mesmo assim, é improvável que os grandes não repitam o ano passado, portanto devem jogar as semifinais."
CAMPEÃO: Palmeiras
VICE: Santos

Valdomiro Neto, editor do LANCE!
"Em medidas diferentes, o Paulistão 2016 tem sua importância para os quatro grandes. Para o Santos, que é o único ausente da Libertadores, a competição é prioridade. O atual campeão tentará chegar à sua oitava final consecutiva. No Trio de Ferro, ainda que os olhos estejam voltados para a disputa continental, há quem veja o Estadual com relevância. Em especial o São Paulo, que não conquista o título há 11 anos. O Palmeiras, vice no ano passado, e o Corinhians, eliminado justamente em um Dérbi na sua arena, também buscam redenção. Por fora, corre a Ponte Preta, consolidada na Série A nacional e que busca sua primeira taça." 
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo

Timão x Tricolor: primeiro clássico do Paulistão (Foto: Ari Ferreira)

ANOTE NA AGENDA: CLÁSSICOS DA 1ª FASE

14/2 - 4ª rodada - Corinthians x São Paulo - 17h - Arena Corinthians
20/2 - 5ª rodada - Palmeiras x Santos - 17h - Allianz Parque
6/3 - 8ª rodada - Santos x Corinthians - 16h - Vila Belmiro
13/3 - 9ª rodada - São Paulo x Palmeiras - 16h - Morumbi
27/3 - 12ª rodada - Santos x São Paulo - a definir - Vila Belmiro
3/4 - 14ª rodada - Palmeiras x Corinthians - a definir - Allianz Parque