Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente de Federação Desportiva apoia programa inclusivo na ESPN: ’11 milhões de surdos gostam de notícias de esporte’

'Bola da Vez' deste sábado será acessível para surdos; Andrico Moraes Xavier, presidente da Federação Desportiva de Surdos explica o porque do uso do intérprete ser tão necessário 

Bola da Vez deste sábado terá intérprete de Libras (Foto: Reprodução/ESPN)
Escrito por

O 'Bola da Vez' da "ESPN" deste sábado será diferente. Pela primeira vez um programa da emissora de debate esportivo terá interpretação de Libras. O emprego, por parte da emissora, da linguagem usada por pessoas com deficiência auditiva é uma homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado na data de hoje.  

Ao L!, o apresentador do programa, André Plihal, comemorou a iniciativa da "ESPN" e destacou que o uso do intérprete de Libras pode se tornar rotineira na grade da emissora pertencente à "Disney", que também é dona do "Fox Sports".

- Foi a primeira vez que um programa da ESPN Brasil contou com a participação de um intérprete de Libras. A iniciativa tão importante foi liderada pelo time de Diversidade e Inclusão da Disney que tem buscado cada vez mais inserir novos fãs de esporte em nosso conteúdo. A ideia é que esse tipo de ação inclusiva possa ser implementada futuramente em outros programas e atrações tanto da ESPN, quanto do Fox Sports - destacou Plihal.

PRESIDENTE DA FDSERJ APOIA DECISÃO
Em contato com o L!, o presidente da FDSERJ (Federação Desportiva de Surdos do Rio de Janeiro), Andrico Moraes Xavier, destacou a importância dessa decisão e acrescentou que o uso da legenda seria ideal para um grupo de surdos, Deficientes Auditivos (DA) e implantados que não utilizam a língua de sinais pois são oralizados.

- Seria muito bom, para começar neste canal, por que todos os surdos, DA, implantados e outras deficiências necessitam muito (de inclusão) e, aliás, para lembrar, seria muito importante o uso de legendas assim como o intérprete de Libras, que atendem as necessidades deles - disse Andrico.

"11 milhões de surdos brasileiros gostam de assistir as notícias esportivas" 

O presidente ainda destacou uma informação de extrema relevância. Sem o uso da Libras e acessibilidade, as emissoras brasileiras deixam de atingir um público expressivo de telespectadores. 

- 11 milhões de surdos brasileiros gostam de assistir as notícias esportivas - destacou ele.

Mas por que as pessoas com deficiência precisam dessa acessibilidade? O especialista afirma que muita informações passam despercebidas pela pessoa com deficiência sem o auxilio do intérprete de Libras.

- Quando aparece um programa sem intérprete em Libras fica muito complicado, porque (na tela) não tem todas as informações para esclarecer as notícias. Um exemplo: Em um jogo (na TV) entre Flamengo e Palmeiras, não é necessário interpretar (através de Libras), porque tem visual no campo. Mas para outras informações (como em um programa de debates) é muito necessário o uso de intérpretes - concluiu.