Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bola da final do Paulistão é sustentável e contribuiu para a reciclagem de garrafas pet

Palmeiras e Água Santa decidem campeonato estadual neste domingo, no Allianz Parque

Bola da final do Paulista é sustentável (Foto: Reprodução)
Escrito por

A bola da final do Campeonato Paulista será parte de um projeto sustentável dentro do futebol brasileiro. O modelo escolhido pela Federação Paulista da Penalty, o S11 Ecoknit, ajuda o meio ambiente e foi produzido através da reciclagem de garrafas pets. Mesmo com a inovação, o objeto possui o selo "Quality Pro",  certificado máximo da Fifa. 

O grande diferencial do modelo é que 62% do material utilizado para a sua produção é de origem sustentável ou reciclável. Para cada bola produzida, 4,5 garrafas pet são reaproveitadas. Os materiais passam por processo de reaproveitamento antes de compor o tecido externo do objeto. 

+  Palmeiras x Água Santa: mais de 40 mil ingressos vendidos para a final do Paulistão

Além disso, o restante da composição também é feito através de uma iniciativa sustentável e conta com insumos provenientes da cana-de-açúcar, utilizados para o desenvolvimento da tecnologia de amortecimento elástico da bola, nomeado de Neotec Eco.

- Em 2018, durante um evento de tecnologia e inovação, a Fifa propôs um desafio para os fabricantes de material esportivo do mundo todo a fim de incentivar o uso de mais matérias-primas na confecção dos artigos. Abraçamos a causa e, em poucos meses, conseguimos entregar um produto que atendia a todas as exigências - relembrou Nilton Franco, gerente executivo de produtos e desenvolvimento da Penalty.

+ Palmeiras divulga informações sobre venda de ingressos para final do Paulistão diante do Água Santa

O executivo da marca patrocinadora de material esportivo do Campeonato Paulista também falou sobre as dificuldades de produzir o objeto nos padrões Fifa.

- Foi um trabalho interessante, porque é extremamente complexo você construir um artigo de alto desempenho a partir de uma garrafa pet, tanto é que não existe nenhuma outra bola no mercado, com o selo de Quality Pro, que entregue essa sustentabilidade - concluiu. 

A certificação mundial é adquirida após inúmeros testes de qualidade da bola, onde o modelo escolhido para a finalíssima entre Palmeiras e Água Santa, que ocorrerá neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, passou em todos. Com os resultados, a bola pode ser utilizada em qualquer campeonato do mundo.