Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após manifesto de jogadoras, Federação Internacional desobriga uso de biquínis no handebol de praia

Atletas norueguesas foram multadas em R$ 9,2 mil por recusarem uso do uniforme obrigatório

Seleção da Noruega foi multada por não usarem biquínis (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

Depois da polêmica multa sobre norueguesas que se recusaram a usar biquínis, a Federação Internacional alterou as regras de uniformes do handebol de praia. Agora, as jogadoras não são mais obrigadas a usarem a vestimenta e poderão optar pelo uso de shorts.

Em julho, a seleção feminina norueguesa foi multada em cerca de R$ 9,2 mil por recusarem uso de biquínis. Pouco tempo depois, em setembro, países nórdicos se uniram e enviaram à Federação Internacional um pedido de revisão das regras do esporte. Com a alteração, a nova regra já esta em vigor no regulamento.

- A alegação está obsoleta e pode-se pensar que pertence a outro século. Tenho dificuldade em ver que razões esportivas deveriam estar por trás das atletas femininas que jogam de biquíni. Enfatizamos a necessidade de ação não apenas para acomodar as atuais atletas do sexo feminino, mas também para apoiar e encorajar todas as atletas, independentemente de seu gênero ou experiência, a permanecer no esporte - afirmou a ministra dos esportes da Dinamarca, Ane Halsboe-Joergensen.

Na época da polêmica envolvendo as norueguesas, a cantora Pink chegou a publicar nas redes sociais que ato envolvia sexismo e se ofereceu para bancar a multa imposta. Para efeito de comparação, não havia exigências para homens, que podiam optar pelo uso camisetas e shorts, enquanto as mulheres precisavam usar a parte de cima e a parte de baixo do biquíni, apesar de, segundo a ministra, 'preferirem jogar de bermuda'.