Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja os cenários para o Fluminense garantir vaga na fase de grupos da Libertadores

Depois da vitória sobre o Ceará na última segunda-feira, pelo Brasileiro, Tricolor garantiu presença na competição em 2023

Fluminense pode garantir vaga direta já nesta terça-feira (FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE)
Escrito por

O Fluminense já está confirmado para Libertadores 2023. Depois da vitória sobre o Ceará, na última segunda-feira, o Tricolor está na competição pela nona vez em sua história e não pode sair mais do G8 formado no Campeonato Brasileiro. Apesar de confirmar a presença, o clube ainda não garantiu a fase de grupos. Com isso, o LANCE! traz os cenários para ir ao principal objetivo na temporada. 

A vaga direta para Libertadores pode acontecer já nesta terça-feira. São Paulo e Atlético-MG se enfrentam, no Morumbi. Caso empatem, o Fluminense estará matematicamente na fase de grupos da Libertadores. O Galo só poderia chegar a 61 pontos, mas perderia para o tricolor no número de vitórias (18 a 16).

Mas se o Atlético-MG vencer, o Fluminense pode conquistar a vaga direta já na próxima rodada contra o São Paulo, no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileirão. Os cariocas teriam que faturar mais três pontos. Assim, somaria 64 pontos, enquanto o Galo só poderia atingir 63 até o final da competição. 

Assim como fez em 2011, 2012 e 2013, o Fluminense repete a melhor sequência após dez anos ao completar três anos consecutivos indo para o torneio continental. O presidente Mário Bittencourt já ressaltou em diversas entrevistas que indo à competição com frequência há grande chance de faturar a taça. 

+ VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO 

RETROSPECTO NA COMPETIÇÃO

O Fluminense tem oito participações em Libertadores na história. A primeira foi em 1971, quando caiu na fase de grupos, assim como em 1985. A melhor campanha foi em 2008, quando o Tricolor perdeu para a LDU (EQU) na final. Em 2011, queda nas quartas para o Libertad (PAR). Já 2012 e 2013 foram de eliminações nas quartas para Boca Juniors (ARG) e Olimpia (PAR), respectivamente.

Em 2021, surpresa, de certa forma, ao chegar até as quartas de final, quando caiu para o Barcelona de Guayaquil (EQU) com dois empates. Já em 2022, decepção: queda ainda na terceira fase para o Olimpia (PAR) nos pênaltis, mesmo depois de conquistar a vantagem de 3 a 1 em casa.