Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reforço do Flu, Luan Peres virou zagueiro após improviso na base

Jogador foi apresentado na sexta-feira e já estreou com a camisa tricolor. Jovem começou a carreira na Portuguesa e tem passagens por clubes como Santa Cruz e Ponte Preta

Luan Peres foi anunciado como reforço do Flu na última sexta-feira (Lucas Merçon / Fluminense F.C.)
Escrito por

Aos 46 minutos do segundo tempo do confronto com o Cruzeiro, Luan Peres estreou com a camisa do Fluminense, apenas dois dias depois de ser anunciado como reforço para o restante da temporada. Pedido por Abel Braga, que gostaria de contar com um defensor que atuasse pelo lado esquerdo, o jogador começou a atuar na zaga de maneira improvisada.

Luan Peres foi criado nas categorias de base da Portuguesa e os primeiros passos no futebol foram na lateral esquerda e até chegou a treinar no elenco profissional dessa forma. Ao ser convocado para integrar o grupo que disputaria o Campeonato Brasileiro Sub-20, mal sabia que a competição mudaria o destino dele no esporte. Por uma necessidade da equipe, foi improvisado na zaga. E o que era apenas um improviso, virou algo definitivo.

Atuando na nova posição, Luan se destacou e chegou, à época, a receber uma sondagem do Villarreal, da Espanha, que tinha enviado um representante ao torneio. Por alguns motivos, a negociação acabou não avançando e o jovem permaneceu na Lusa, onde se tornou profissional e chegou a ser capitão.

- Mesmo jovem, ele já participava de treinos no profissional. Subiu cedo. Depois, desceram ele para jogar no Brasileiro Sub-20 e precisavam de um zagueiro. Foi assim que ele atuou pela primeira vez na posição, já tinha uns 18 anos. Foi muito bem. Se tornou um zagueiro rápido e habilidoso, além de ser canhoto, o que é difícil de achar - lembra Fred Faria, que trabalhou com Luan no início da carreira.

O contrato com a Portuguesa iria até 2018, mas por conta de atrasos salariais, Luan acionou a Justiça e conseguiu o destrato com o clube. Ele se despediu da Lusa e foi para o Santa Cruz.

Chegou ao clube pernambucano em 2016, com 20 anos, com o time comandado por Milton Mendes. O jogador faria a estreia pelo Santa em uma partida contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, mas o falecimento de um familiar muito próximo o abalou e o jovem pediu dispensa da partida para poder estar junto à família. À época, a atitude não agradou alguns membros da comissão técnica, que o afastaram. A situação foi contornada cerca de 20 dias depois, e Luan pôde reintegrar o elenco.

A diretoria do Tricolor do Arruda demonstrou interesse em permanecer com Luan, mas a dificuldade financeira pelo qual o clube atravessava atrapalhou as conversas e o jovem foi para o Red Bull Brasil.

- O Luan chegou para a Série A de 2016, mas teve um problema familiar sério. Na primeira viagem dele, quando faria a estreia, perdeu um ente próximo. Pediu para não atuar e algumas pessoas da comissão técnica não gostaram. Acabou  afastado por alguns dias, mas conseguimos contornar a situação. Depois, teve algumas chances e gostaríamos de ficar com ele, mas o Santa Cruz, pelas dificuldades financeiras, não conseguiu um acordo. Depois, ele acabou indo para o Red Bull - recorda Ataíde Macedo, gerente de futebol.

No ano passado, assinou com o Ituano, que disputaria a Série D do Campeonato Brasileiro, mas logo depois a Ponte Preta apontou que gostaria de contar com o zagueiro e ele foi emprestado à Macaca. Em Campinas, foi titular na campanha do Campeonato Paulista desta temporada e ajudou na conquista do Troféu do Interior - título conquistado após bater o Mirassol por 1 a 0, no Moisés Lucarelli.

Apesar de, atualmente, o lado esquerdo da zaga do Fluminense ser ocupado por Ibañez, o técnico Abel Braga vê que Luan e Ibañez (que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda) podem atuar juntos e explicou a entrada do recém-chegado no jogo com o Cruzeiro.

- Luan Peres e Ibañez podem jogar juntos. É uma briga boa. É muito bom poder ter números. Estamos tendo tempo de trabalho, mas vai chegar um momento que não teremos muito tempo, amarelos, contusões. A entrada do Luan foi porque eu precisava ganhar mais um jogador de estatura na área. Ele já estreou vencendo e nos ajudou - disse.

A tendência é que Luan Peres seja apresentado na próxima quarta-feira, juntamente com o volante Douglas Moreira, que estava no Criciúma.