Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marcação ruim, erros na saída: como foram os gols sofridos do Fluminense com Diniz

Tricolor errou lances parecidos nos últimos jogos e vem apresentando dificuldades defensivas após sequência invicta

Felipe Melo foi um dos jogadores que cometeram erros individuais no Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)
Escrito por

O Fluminense teve algumas boas notícias no empate com o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. No entanto, alguns velhos problemas apareceram mais uma vez para Fernando Diniz. O principal deles é no sistema defensivo. Quando estava invicto há 13 jogos, o Tricolor sofreu nove gols, a mesma quantidade que levou somente nas últimas quatro partidas, quando teve uma derrota, dois empates e uma vitória.

Os dois gols do Corinthians nasceram de forma similar: com erros individuais. Mas não só isso. A marcação fora de encaixe também facilitou a ação dos adversários. Mas o filme parece repetido. Dos 30 gols sofridos pelo Fluminense desde a chegada de Fernando Diniz em 28 jogos, nove aconteceram quando o time tinha a bola nos pés.

No total, 11 gols contra o Fluminense saíram de marcação errada, enquanto nove de saídas erradas, quatro de escanteios, dois de bolas mal afastadas e dois de erros no ataque. Um também foi de falta, com Egídio.

Há outro fator importante. Dos 28 jogos, em 12 o Flu sofreu o gol depois dos 40 minutos do primeiro ou do segundo tempo. Se começa muito ligado os jogos, o time tende a abaixar a intensidade no fim dos 45 minutos e, por isso, aumenta o número de vacilos. Os gols foram contra Athletico-PR (46'/2ºT), Atlético-MG (49'/1ºT), Atlético-GO (46'/1ºT), Cruzeiro (52'/1ºT), Ceará (48'/2ºT), São Paulo (42'/1ºT), Goiás (43'/1ºT), Santos (41'/2ºT), Internacional (48'/2ºT), Fortaleza (46'/1ºT), Coritiba (40'/2ºT) e Corinthians (45'/2ºT).

Veja a tabela do Campeonato Brasileiro

​Veja um raio-x dos lances:

Junior Barranquilla (1x1) - erro de marcação - cruzamento pela esquerda, bola cabeceada ainda para dentro da área, sobra com jogador completamente livre que manda de cabeça para um meio-voleio. Fábio defende, mas a bola fica sobrando e Borja aparece sozinho no meio da área.

Palmeiras (1x0) - erro de marcação - inversão de bola da esquerda para a direita. Scarpa recebeu, Dudu apareceu bem na segunda trave, colocou a perna esquerda e marcou. Samuel Xavier não conseguiu marcar. Fluminense reclamou de impedimento.

Athletico-PR (2x1) - escanteio - batida pelo lado esquerdo, marcação vai muito mal no lance. Matheus Felipe desvia, fica com a bola mesmo assim e venceu Fábio.

Oriente Petrolero (3x1) - erro de marcação - cruzamento pela esquerda, Fábio saiu mal do gol e a marcação também não acompanhou.

Flamengo (1x1) - erro de marcação - Flamengo trocou passes livremente pela esquerda, Yago não acompanhou. Andreas Pereira chegou totalmente sozinho na entrada da área e chutou forte.

Flamengo (2x1) - saída errada - Fluminense estava com a bola e Manoel isolou para frente. O Flamengo ficou com a posse e saiu trocando passes. Marcação foi mal e não conseguiu para Andreas na assistência e nem Gabigol na área.

Juventude (1x0) - saída errada - no "polo aquático" do Alfredo Jaconi, Samuel Xavier tentou um passe em uma região alagada, a bola parou na poça d'água e iniciou o lance que terminou no gol contra de Luccas Claro.

Atlético-MG (2x1) - saída errada - nessa partida, Fábio acabou sendo o vilão no primeiro gol do Atlético. O goleiro foi tentar sair jogando ao ser pressionado e entregou a bola nos pés de Keno, que cruzou para Hulk marcar.

Atlético-MG (3x3) - saída errada - Arias foi displicente ao dominar uma bola no campo de defesa e adiantou demais. Jair roubou, foi até a linha de fundo e cruzou para Eduardo Sasha marcar de cabeça.

Fábio tem sofrido mais gols pelo Fluminense (Foto: MARCELO GONCALVES/FLUMINENSE FC)

Atlético-GO (0x1) - afastou errado - após lançamento do Atlético-GO, Manoel tentou tirar de cabeça e colocou no pé de Jefferson, que fez um golaço.

Atlético-GO (0x2) - erro de marcação - Atlético saiu jogando lá de trás em velocidade, passou com liberdade na esquerda após bola enfiada e Wellington Rato ganhou na corrida de todos os marcadores.

Cruzeiro (1x1) - escanteio - o escanteio foi originado de um chute de muito longe para tentar aproveitar Fábio adiantado. O próprio goleiro colocou para fora. Na cobrança, Oliveira subiu completamente sozinho no meio da marcação.

Ceará (2x1) - erro de marcação - Fluminense se desconcentrou nos minutos finais, Ceará ficou com a sobra na entrada da área e os visitantes infiltraram como quiseram sem nenhum zagueiro conseguir acompanhar.

São Paulo (1x1) - afastou mal - Igor Gomes cobrou escanteio dentro da área, Arias afastou nos pés do jogador do São Paulo novamente, que cruzou para Luciano marcar. A bola ainda desviou em Martinelli.

São Paulo (2x1) - erro de marcação - Após lateral, jogada em liberdade pela esquerda e ninguém cortou quando a bola passou por quatro. Após cruzamento, Patrick apareceu livre por trás da zaga e marcou a virada.

Goiás (1x1) - erro de marcação - Goiás trocou passes e lançou na área vindo da esquerda. Pedro Raul subiu nas costas de Manoel para marcar.

Goiás (2x1) - saída errada - Felipe Melo falhou ao sair jogando e errar um passe entre Caio Paulista e Martinelli. Acabou entregando nos pés de Nicolas, que carregou sozinho até a entrada da área e marcou.

Red Bull Bragantino (2x1) - escanteio - Luan Cândido subiu sozinho nas costas de Nonato após cobrança de escanteio.

Santos (1x0) - escanteio - após cobrança pelo lado esquerdo, a bola desviou e Luiz Felipe, abaixado e sozinho, colocou no fundo do gol.

Santos (2x2) - erro no ataque - Arias tentou achar Cano, mas passou forte e o argentino perdeu a bola. No contra-ataque, Fernandez faz ótimo cruzamento para Ângelo em velocidade, o jovem achou Marcos Leonardo, que deixou o marcador na saudade e empatou.

Internacional (1x0) - saída errada - Caio Paulista conseguiu um desarme na defesa e Matheus Martins tinha espaço para sair jogando, mas errou o passe para André. O Inter ficou com a bola e Johnny deu para Bustos abrir o placar.

Internacional (2x0) - erro de marcação - após saída de bola do goleiro, o Fluminense tentou afastar de cabeça, mas o Inter ficou com a bola. Felipe Melo e Samuel Xavier não acompanharam Alemão, que bateu na saída de Fábio.

Internacional (3x0) - saída errada - ainda no mesmo jogo, Felipe Melo dominou no peito uma bola na área e foi sair jogando com Matheus Martins, mas Carlos de Pena interceptou o passe e bateu colocado para fazer o terceiro do Inter.

Fortaleza (1x0) - erro de marcação - Fortaleza ficou com a bola depois de Arias cair (Flu reclamou de falta). Titi fez um lançamento, Nino errou no tempo de bola e não conseguiu acompanhar Galhardo, assim como Manoel. No fim, Fábio desviou e o próprio Nino acabou colocando para dentro.

Fortaleza (2x0) - erro de marcação - após tiro de meta do goleiro, o Fortaleza ficou com a bola e ninguém conseguiu tirar a bola de Romero, que infiltrou e ficou cara a cara com Fábio.

Coritiba (2x1) - erro no ataque - Caio Paulista errou um domínio no ataque, evitou que a bola saísse e tocou para trás, mas entregou nos pés de Fabrício Daniel, que lançou Alef Manga para marcar.

Coritiba (3x2) - sem erros - Egídio marcou em cobrança de falta (cometida por Felipe Melo) e Fábio não conseguiu chegar.

Corinthians (1x1) - saída errada - Nonato foi sair jogando com André, mas o volante criado em Xerém não alcançou e a bola ficou com Yuri Alberto, que deu belo passe para Renato Augusto.

Corinthians (2x2) - saída errada - Michel Araújo ficou com a bola após ataque dos paulistas e chutou de qualquer jeito, devolvendo para os adversários. No fim, Fagner apareceu livre e Róger Guedes marcou.

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem mais um treino para arrumar os problemas e encarar uma dura missão: enfrenta o Palmeiras, primeiro colocado, neste sábado, às 19h, no Maracanã.