Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Força na bola aérea, segurança e poderio ofensivo: conheça o zagueiro David Duarte, reforço do Fluminense

Zagueiro é o quarto reforço do Tricolor na temporada e assina contrato de quatro anos. Ele vestirá a camisa 29 e disputará uma vaga com Nino, Luccas Claro, David Braz e Manoel

David Duarte chega para reforçar o sistema defensivo do Fluminense em 2022 (Foto: Mailson Santana/FFC)
Escrito por

O Fluminense segue intenso no mercado e tem reforçado o time em diversos setores. Para a defesa, o Tricolor anunciou a contratação do zagueiro David Duarte, um dos destaques do Goiás nas últimas temporadas. Em uma posição que tem nomes como Nino, Luccas Claro, Manoel e David Braz, o defensor chega para somar e tem características que podem ser importantes para a equipe durante a temporada.

O LANCE! conversou com o setorista Charlie Pereira, do Sistema Sagres, sobre a maneira como David Duarte atua e o que o torcedor do Fluminense pode esperar de seu novo reforço. Aos 26 anos, ele foi revelado pelo Esmeraldino em 2015 e desde então se consolidou como titular da equipe que confirmou o retorno à elite do futebol brasileiro em 2022.

+ Confira a classificação final do Campeonato Brasileiro 2021

- A estreia do David Duarte pelo Goiás foi em uma final de Campeonato Estadual contra a Aparecidense, fora de casa. O time teve alguns problemas de lesões e suspensão e teve a possibilidade de improvisar laterais ou volantes. Mas o técnico Hélio dos Anjos apostou no David na época. Ele se saiu muito bem, ganhou todas as bolas aéreas e a partir disso foi ganhando ainda mais oportunidades - relembrou o jornalista. 

O defensor foi importante na campanha do Esmeraldino em dois acessos, sobretudo o do ano passado. De acordo com dados do "Footstats", ele foi o segundo jogador com mais rebatidas com 274 e o terceiro com mais passes certos da equipe goiana na Série B: 930. 

- Ele participou de dois acessos do Goiás, em 2018 e 2021. E nas duas foi titular, sendo que em 2021 foi o grande nome do setor ao lado do goleiro Tadeu. Ele tem quatro títulos estaduais (2015,2016,2017 e 2018). É um zagueiro muito forte na bola aérea, tanto defensiva, como ofensiva. Marcando gols importantes em 2021, como no jogo contra o Coritiba quando estava 0 a 0, algo crucial na reta final da Série B - analisou.

+ Pentacampeão! Relembre os títulos do Fluminense na Copinha

A principal característica de David Duarte é a jogada aérea devido à sua boa estatura (1,92). Na frente, não é diferente. Ele marcou três gols pelo Goiás na campanha de 2021 em 33 partidas disputadas. Foram nos duelos contra Vitória, CSA e Coritiba, todos de cabeça, se posicionando bem na área. Ele defendeu o alviverde em 190 jogos com 10 gols como profissional. 

- Um bom rapaz, casado, tem filho, sempre muito responsável. É um zagueiro que também sai bem por baixo, consegue encostar bem ali nos meias. Em tese, não tem tanta velocidade pela construção física, a questão da altura, que dificulta. O Goiás lamentou muito a saída dele - afirmou o jornalista, e explicou o motivo da saída do zagueiro. 

+ Fluminense negocia e fica perto de trazer o meio-campista Nathan, do Atlético-MG, por empréstimo

- Foram as duas questões. O Fluminense ofereceu um contrato de quatro anos com uma questão salarial que o Goiás não poderia pagar. O Esmeraldino queria a permanência dele, tentou, mas na metade do ano passado ele assinou um pré-contrato com o Fluminense. A chance de crescer na carreira é muito maior e acho que ele pode ajudar o time na Libertadores, que já três bons zagueiros segundo a base do Brasileirão - finalizou.