Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense celebra os 70 anos da conquista invicta da Copa Rio de 1952

Para muitos, conquista é considerada como o mundial de clubes, algo ressaltado pelo clube carioca e pela imprensa da época. Porém, não foi atribuída pela Fifa até o momento

Fluminense tenta reconhecer título da copa Rio 1952 como um Mundial (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
Escrito por

O Fluminense celebra, nesta terça, uma das datas mais marcantes da história do clube. No dia 2 de agosto de 1952, o Tricolor erguia a taça da Copa Rio e se sagrou o "campeão dos campeões". Para muitos, a conquista é considerada como o mundial da época, algo ressaltado pelo clube e pela imprensa da época, porém não atribuída pela FIFA.

O clube ainda tenta fazer com que o título seja reconhecido como mundial pela entidade. De forma invicta, a equipe carioca não tomou conhecimento da competição chancelada por Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da Fifa na época. 

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Disputaram a competição oito equipes de sete países diferentes tanto da América do sul, quanto da Europa. Entre eles, Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal).

A equipes estrangeiras haviam conquistado o principal título de seus países, enquanto Fluminense e Corinthians, ergueram as taças dos estaduais de 1951. Na decisão, os brasileiros mediram forças, e o Tricolor venceu a mesma competição, que o Palmeiras (venceu em 1951).

+ Fluminense vê mudanças não surtirem efeito e sofre castigo com empate na Vila Belmiro

Na época, o Fluminense era comandado por Zezé Moreira e formado por craques que marcaram uma geração de tricolores. Castilho, Píndaro, Pinheiro, Bigode, Didi, Telê Santana e Orlando Pingo de Ouro, entre outros. 

Um dos momentos mais marcantes da campanha foi a vitória sobre o Peñarol, que era formado pela base da seleção uruguaia, que conquistou a Copa do Mundo de 1950, no Brasil, entre eles Ghiggia, autor do gol do título celeste.

Base da equipe: Castilho; Píndaro, Pinheiro (Nestor), Jair, Édson, Bigode, Telê (Robson), Didi, Marinho, Orlando e Quincas

Campanha tricolor


Fluminense 0x0 Sporting-POR
Fluminense 1x0 Grasshoppers-SUI
Fluminense 3x0 Peñarol-URU
Fluminense 1x0 Áustria Viena
Fluminense 5x2 Áustria Viena
Fluminense 2x0 Corinthians
Fluminense 2x2 Corinthians