Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com boa vantagem sobre o Flamengo, Fluminense tenta ‘exorcizar fantasmas’ recentes

Tricolor sofreu eliminações após sair na frente recentemente, mas também conseguiu concretizar resultados; Flu bateu o Flamengo na ida do Carioca

Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0 no jogo de ida da final do Carioca (Foto: Armando Paiva / LANCEPRESS!)
Escrito por

No caminho para o título estadual, o Fluminense deu o primeiro passo. Na quarta-feira, o Tricolor venceu o Flamengo por 2 a 0, no jogo de ida da final do Campeonato Carioca. Embora estar à frente por dois gols seja significativo, o clima de confiança ainda não se instaurou em parte da torcida, que teme repetir o episódio da eliminação da Libertadores para o Olimpia (PAR). Ainda que a saída do torneio continental seja recente, o receio não vem de hoje: quando o assunto é decisão em 180 minutos, o clube vive altos e baixos para administrar bons resultados nos últimos anos.  

CARIOCA 
​A própria trajetória do time para chegar à decisão explica a preocupação de alguns tricolores. Pela semifinal do Carioca contra o Botafogo, o Fluminense venceu o primeiro duelo por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos. Na volta, sofreu a derrota por 2 a 1 com Germán Cano marcando gol no último minuto, mas terminou classificado por ter a vantagem do empate. Mesmo avançando, o elenco foi vaiado após os 90 minutos. 

A última vez que o Flu saiu na frente em uma fase decisiva do Estadual ocorreu em 2015, também contra o Alvinegro. Na ocasião, a história não terminou tão bem. A equipe venceu por 2 a 1 no jogo de ida, e sofreu o 2 a 1 na volta. Nos pênaltis, foi eliminado na semifinal. Em 2012, ano do último título do clube no Carioca, o Tricolor também estabeleceu vantagem sobre o Botafogo, mas desta vez manteve o resultado. No primeiro duelo pela semifinal, goleou o rival por 4 a 1 e depois concretizou com o 1 a 0.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

COPA DO BRASIL 
O retrospecto na Copa do Brasil é mais desfavorável. Em 2013, o Flu venceu o Goiás na ida por 1 a 0, pelas oitavas de final, mas foi eliminado na volta, quando perdeu por 2 a 0 como visitante. Na edição de 2014, o time também abriu vantagem sobre o América-RN por 3 a 0, e sofreu um revés por 5 a 2 no segundo jogo. Assim, saiu da competição na terceira fase. 

Em 2015, o desempenho foi parecido. Nas oitavas, o Flu venceu o Paysandu por 2 a 1 e repetiu o placar da vitória no jogo de volta. Contudo, o time escorregou na semifinal. Contra o Palmeiras, o Tricolor saiu na frente com o placar por 2 a 1, e sofreu a derrota também por 2 a 1. Nos pênaltis, foi eliminado do torneio. 

Na Copa do Brasil 2019, o Fluminense bateu o Santa Cruz por 2 a 0, mas viu o placar ser igualado na volta e precisou ir à disputa de pênaltis para se classificar. No ano seguinte, venceu o Atlético-GO por 1 a 0 e sofreu a eliminação por 3 a 1 na volta, na quarta fase. Em 2021, o Flu também viveu um drama na estreia. Após vencer o Bragantino por 2 a 0, o time se complicou e sofreu dois gols no segundo jogo. A classificação veio com um gol de Nene já no fim do duelo. 

SUL-AMERICANA
​Pela Sul-Americana, competição na qual faz a estreia na próxima semana, o Tricolor acumula lembranças que vão no mesmo sentido negativo. Na edição de 2014, o time enfrentou o Goiás e o venceu por 2 a 1 no primeiro duelo. Na volta, perdeu por 1 a 0 e foi eliminado ainda na segunda fase.

Em 2017, o clube venceu o Liverpool Montevideo (URU) na ida da primeira fase, por 2 a 0, mas sofreu uma derrota no segundo jogo. Mesmo assim, terminou classificado. Na segunda fase, goleou a Universidad Catolica (CHI) por 4 a 0 como visitante, e ampliou por 2 a 1 na decisão. Nas oitavas, venceu a LDU (EQU) por 1 a 0, mas sofreu o revés por 2 a 1 na volta e acabou se classificando pelo critério do gol qualificado. 

Contudo, o desempenho de 2018 foi melhor. O Flu conquistou a vantagem na primeira e segunda fases e nas oitavas de final, contra Nacional Potosí (BOL), Defensor Sporting (URU) e Deportivo Cuenca (EQU), respectivamente. Em todos os jogos, conseguiu a vitória no segundo jogo e avançou na competição. 

Fluminense e Olimpia pela Libertadores (Staff images/CONMEBOL)

LIBERTADORES
​No maior torneio do continente, o clube viveu altos e baixos para consolidar classificações. Em 2008, nas oitavas, bateu o Atlético Nacional (COL) por 1 a 0, no Maracanã, depois de triunfar na Colômbia. Em 2011, também pelas oitavas, venceu o Libertad (PAR) por 3 a 1, no Nilton Santos, mas perdeu por 3 a 0 no Defensores Del Chaco e se despediu da Libertadores

Na última temporada, o Tricolor também saiu na frente do Cerro Porteño (PAR) nas oitavas de final, em vitória por 2 a 0 no Paraguai. No Maracanã, a equipe confirmou a classificação. Nesta edição, todavia, o time não teve um final feliz. Na estreia da Liberta, o clube venceu o Millonarios (COL) por 2 a 1 e depois por 2 a 0, em São Januário. Contra o Olimpia (PAR), a equipe também abriu o placar por 2 a 1, mas sofreu o empate fora de casa e foi eliminado nos pênaltis, antes mesmo da fase de grupos. 

O Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã na última quarta-feira e agora pode perder por até um gol de diferença para sair com o título do Campeonato Carioca. Uma vitória rubro-negra por dois gols leva o confronto para os pênaltis. O duelo será no sábado, às 18h.

*Estagiária sob supervisão de Luiza Sá