Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Como joga, qualidades e defeitos: entenda o que esperar de Jhon Arias, novo reforço do Fluminense

Jogador foi titular absoluto do Santa Fe na atual temporada e chega para atuar principalmente pelas pontas do time tricolor

Jhon Arias, durante o duelo entre Fluminense e Santa Fe na Libertadores (Foto: Lucas Merçon/FFC)
Escrito por

O Fluminense tem um novo reforço na área. O meia-atacante colombiano Jhon Arias assinou contrato em definitivo até o fim de 2025 e chega para ajudar a equipe de Roger Machado na reta final da temporada. Aos 23 anos, o jovem fica disponível para o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil já a partir das quartas caso saia no BID a tempo e só pode ser inscrito na Libertadores se o Tricolor chegar à semifinal. Os 50% dos direitos custaram 600 mil dólares (R$ 3,1 milhões na cotação atual).

Arias foi adversário do próprio Flu na fase de grupos da Libertadores. O time carioca saiu vencedor nos dois confrontos diante do Independiente Santa Fe (COL), mas o jogador deixou boa impressão. Pela equipe colombiana em 2021 foram 26 jogos disputados, sendo 25 como titular. Ele marcou três gols e deu duas assistências. Arias ainda foi responsável por quatro pré-assistências e 50 passes para finalização.

Veja todos os confrontos da Libertadores

No campo, costuma atuar pelos dois lados, apesar de ser destro e ter aparecido mais pela direita na atual temporada, mas já foi usado no meio. Por isso, pode disputar posição com os atuais pontas. Jhon Arias fez a base no Tijuana, do México, e chegou ao Patriotas em 2017. A primeira temporada de fato como profissional foi em 2018, no Llaneros, da Colômbia. Depois, voltou ao Patriotas, foi para o América de Cali em 2020 até chegar ao Santa Fe em 2021.

Para saber o que esperar do novo reforço, o LANCE! procurou o jornalista colombiano Juan Pablo Arévalo, do "Futbolred.com". Ele acompanha o dia a dia do Santa Fe e avalia Jhon Arias como um jogador que era importante para a equipe e avaliou as características que o atleta pode agregar ao Fluminense:

- O Jhon Arias é um meio-campista que quase sempre joga aberto por um dos lados, podendo ser pela esquerda ou pela direita. Ele estava acostumado a jogar na altitude pelo Patriotas (Tunja fica a 2.810 m acima do nível do mar) e também porque passou pelo América de Cali (1.000 m acima do nível do mar) e foi bem. Na época não houve um acordo para compra e por isso ele foi emprestado ao Santa Fe. A equipe não teve muita sorte nesta temporada, houve a famosa partida contra o River Plate (ARG) sem goleiro. Mas o Arias foi um dos jogadores que se destacou - avaliou.

- Ele é um jogador dinâmico, talentoso, que gosta de driblar, mas é muito sério. Pode cumprir um papel importante tanto pelos lados como perto da área, aparece bem perto do gol. Tem um bom chute de média distância e é humilde, pode aprender muito no Brasil e ser um bom complemento para o elenco que tem o Fluminense. Tem algumas coisas do Juan Cuadrado (da Juventus), jogando aberto, tendo clareza e visão de jogo, velocidade. Não quero compará-los, mas tem algumas características, obviamente com uma grande distância entre os dois - disse.

- Acho que o Arias pode se dar bem no Brasil. Tem um problema que é a falta de decisão, às vezes falta personalidade para liderar ou tomar uma decisão importante e crescer na partida. Mas acho que isso melhora com o amadurecimento. Se vai um jogador importante do Santa Fe - completou.

Jhon Arias foi titular no Santa Fe (Foto: Reprodução/Instagram Jhon Arias)

Jhon Arias é o nono reforço do Fluminense nesta temporada. Ele se junta a Nonato, David Braz, Manoel, Juan Cazares, Raúl Bobadilla, Abel Hernández, Samuel Xavier e Wellington.