Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão pelo Fluminense, Alexandre Lopes soma títulos na base e participa da formação em Xerém

Ex-zagueiro chegou para comandar o sub-16 do clube em 2018 e atualmente trabalha como auxiliar da equipe sub-20

Alexandre Lopes é parte da comissão técnica do time Sub-20 do Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense FC)
Escrito por

Um dos nomes da campanha que deu ao Fluminense o título da Série C do Campeonato Brasileiro em 1999, o ex-zagueiro Alexandre Lopes hoje participa de outra forma do dia a dia do clube. Desde março de 2018, ele trabalha na formação de jogadores nas categorias de base do Tricolor e viu o desenvolvimento de joias como Calegari, André, Marcos Paulo, Luiz Henrique, Martinelli e John Kennedy, todos na equipe profissional.

> Fluminense termina Brasileirão com a quinta melhor marca desde 2003; relembre as campanhas

- Me sinto muito feliz em fazer parte das categorias de base do Fluminense . Nosso desafio é orientá-los da melhor forma possível, usando nossos valores como um dos pilares metodológicos, entre eles, o respeito. Todos os dias existe uma troca mútua de interação e informação entre comissões, setores e atletas, pois somos uma equipe multidisciplinar. Desta forma, nossa evolução e desenvolvimento como pessoas e profissionais é constante - comentou Alexandre.

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO CARIOCA

Quando chegou ao Flu, Alexandre acumulou as funções de treinador do sub-16 e auxiliar do sub-17, conquistando cinco títulos em pouco tempo. Assim, ele acabou promovido à comissão do Sub-20. O sonho é chegar ao time profissional, mas o ex-jogador valoriza a experiência.

- Tenho maior satisfação em ter feito parte do desenvolvimento dos atletas que estão tendo destaque na equipe profissional do clube. Nada substitui a força do trabalho, e levo isso comigo por onde passo. Continuo me desenvolvendo e especializando a cada dia, pois o futebol é muito dinâmico, e temos que estar prontos para qualquer eventualidade. Nunca escondi o desejo de voltar a trabalhar em uma equipe profissional, mas isso será um processo natural - finalizou.

Alexandre Lopes chegou a jogar pela Seleção Brasileira, convocado por Zagallo em 1995. Depois da aposentadoria, ele buscou mais especialização, incluindo no currículo a graduação em educação física, pós-graduação em fisiologia do exercício, as licenças A e B da CBF, além de estágios com o técnico Tite no Corinthians e no Grêmio, com Vanderlei Luxemburgo. Depois, comandou a equipe profissional do Próspera E.C/SC e foi auxiliar nos profissionais do Botafogo-SP, Noroeste e Brasiliense.