Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pena é convertida e Gustavo Henrique poderá jogar a final da Supercopa do Brasil no domingo

STJD determinou a conversão da pena do atleta em doações no valor de R$ 25 mil. Em preparação para final, Jorge Jesus já treinava a equipe com o zagueiro entre os titulares

O treinador Jorge Jesus poderá contar com o zagueiro Gustavo Henrique na final de domingo (Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O Flamengo poderá contar com o zagueiro Gustavo Henrique na final da Supercopa do Brasil, que será realizada no próximo domingo, às 11h, no Mané Garrincha, contra o Athletico Paranaense. O STJD determinou no início da tarde desta sexta-feira que a pena de uma partida será convertida em doações no valor de R$ 25 mil. 

Nas atividades de preparação para a decisão durante a semana, Jorge Jesus já trabalhava com Gustavo Henrique. Rodrigo Caio, que está recuperado de um corte no joelho direito, também fica à disposição. Por outro lado, Léo Pereira é desfalque, após sofrer uma lesão na coxa esquerda contra o Fluminense. 

Além disso, em despacho realizado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Paulo César Salomão Filho, ficou oficializado que a doação será destinada à ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), com a presença do zagueiro e mais um atleta do clube, em data agendada.

Entenda o Caso
Na temporada passada, com a camisa do Santos, o zagueiro Gustavo Henrique foi expulso na partida contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Após cumprir suspensão automática, o atleta foi julgado e ficou definido que ele teria dois jogos de suspensão por conduta desleal ou hostil. Apesar do recurso do Peixe, o STJD manteve a pena de duas partidas. 

Ao se transferir para o Flamengo em 2020, o clube carioca consultou a Diretoria de Competições da CBF e foi informado de que o jogador ainda teria que cumprir mais um jogo de suspensão. No entanto, considerando que o atleta já cumpriu metade da pena, com previsão no artigo 171, no parágrafo primeiro do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Flamengo solicitou na tarde desta quinta, dia 13, a conversão da pena de uma partida de suspensão em medida de interesse social. O pedido foi deferido e convertido em doação e compra de cadeiras de rodas e próteses.