Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Flamengo
Escudo - Flamengo
4
1
escudo default
Portuguesa-RJ

Pedro e Gabigol marcam, e Flamengo vence a Portuguesa na estreia de Vítor Pereira

Time principal do Rubro-Negro vence diante de 51 mil torcedores presentes no Maracanã

Pedro e Gabigol marcaram gols na vitória do Flamengo sobre a Portuguesa (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Escrito por

Na estreia do time principal em 2023, o Flamengo retribuiu o carinho dos mais de 51 mil torcedores que foram ao Maracanã, neste domingo ensolarado no Rio de Janeiro, e venceu a Portuguesa por 4 a 1. Além da estreia de Vítor Pereira e a reestreia de Gerson, a Nação ainda assistiu os primeiros gols de Gabigol e Pedro com as camisas 10 e 9, respectivamente. Fabrício Bruno e Thiago Maia fecharam o placar, enquanto o atacante Edson Cárius descontou para a Lusa, no primeiro tempo.

Com o resultado, o Rubro-Negro segue com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca: duas vitórias em duas rodadas - sendo uma em jogo antecipado da quinta rodada da Taça Guanabara. Pela segunda rodada da Taça Guanabara, o Flamengo volta a campo na quarta-feira, às 19h, diante do Madureira no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santos. A Portuguesa, às 21h, recebe o Boavista no Luso-Brasileiro.

Confira tabela e a classificação do Campeonato Carioca aqui!

ESTREIA, REENCONTRO E INDICAÇÕES

A partida contra a Portuguesa marcou a estreia de Vítor Pereira no comando do Flamengo. Ao colocar em campo o que tinha de melhor, o treinador português já fez algumas indicações do que pensa para o time na temporada. Por exemplo, Gerson - outra atração da ao reestrear - foi escolhido para formar a dupla com Thiago Maia no lugar de João Gomes, vendido ao Wolverhampton (ING). No lado direito, Varela foi o substituto de Rodinei, outro titular que deixou o clube para a temporada.

No mais, com a base mantida, o Flamengo não teve problemas para impor seu estilo de jogo e dominar por completo a Portuguesa. Com volume, o primeiro gol de 2023 era questão de tempo.

ENTRA ANO, SAI ANO, E TEM GOL DELES!

O início do time de Vítor Pereira foi com maior presença pelo lado direito, mas foi na primeira ida de Ayrton Lucas à linha de fundo que saiu o gol. Ao receber de Arrascaeta, o lateral cruzou na medida para Pedro. Livre e de peito, o novo camisa 9 do Flamengo abriu o placar no Maracanã logo aos 12.

Com 60% de posse de bola no primeiro tempo, o time seguiu com o jogo sob controle. A Portuguesa, por sua vez, não conseguia sequer se aproximar da área de Santos. Mesmo atuando em baixa intensidade, o Flamengo foi melhor e ampliou com Gabigol. Ao receber de Pedro, o novo camisa 10 ajeitou a bola e finalizou forte, no canto esquerdo de João Lopes: 2 a 0 aos 41 minutos.

CARIUS NÃO PERDOA FALHA DE AYRTON LUCAS

Neste contexto, a Lusa só conseguiria descontar antes do intervalo em falha do Flamengo. E foi o que aconteceu aos 43. Em chutão despretensioso, Ayrton Lucas recuou mal, de cabeça, para Santos. O atacante Edson Carius aproveitou o vacilo e tocou na saída do goleiro para diminuir: 2 a 1.

PEDRO SERVE E FABRÍCIO BRUNO TRANQUILIZA!

Não foram precisos muitos minutos no segundo tempo para o Flamengo encaminhar, outra vez, a vitória. Aos seis, Pedro recebeu na área, fez grande jogada individual e cruzou para Fabrício Bruno. Livre na segunda trave, o zagueiro teve toda tranquilidade para empurrar a bola para a rede: 3 a 1!

CONTROLE, RODAGEM E VITÓRIA GARANTIDA!

A intensidade da partida, que já não era alta, caiu ainda mais após o terceiro gol do Flamengo. A Portuguesa não mostrou capacidade de reação e, com David Luiz, Gerson e companhia livres para trocarem passes, o time de Vítor Pereira só administrou a vantagem. Após a pausa para hidratação, o técnico começou a mexer. Marinho, Matheuzinho e Everton Cebolinha foram os primeiros a entrar. Os chilenos Vidal e Pulgar vieram logo depois.

Apesar das mudanças de Felipe Surian, na Lusa, o cenário seguiu o mesmo. Aos 41 minutos, Thiago Maia selou a vitória, finalizando com força após ótima jogada entre Gabigol e Matheuzinho, que foi à linha de fundo e cruzou para trás, buscando o camisa 8.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4X1 PORTUGUESA


Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 15 de janeiro, às 18h
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Gustavo Mota Correia
Renda/Público: R$ 1.660.773,00 / 49.964 pagantes / 51.994 presentes

Gols: Pedro (1-0, 12/1ºT'), Gabigol (2-0, 41'/1ºT), Edson Carius (2-1, 43'/1ºT), Fabrício Bruno (3-1, 6'/2ºT) e Thiago Maia (4-1, 41'/2ºT)

Cartão amarelo: Não houve.
Cartão vermelho: Não houve.

FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)

Santos; Varela (Matheuzinho, 22'/2ºT), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson (Erick Pulgar, 28'/2ºT), Everton Ribeiro (Marinho, 22'/2ºT) e Arrascaeta (Everton Cebolinha, 22'/2ºT); Gabigol e Pedro (Vidal, 28'/2ºT).

PORTUGUESA (Técnico: Felipe Surian)

João Lopes; Watson, Gerson, Fredson e Yuri; Charles, João Paulo  (Roney, 36'/2ºT), Vinicius Kiss (Fernandes, Intervalo) e Anderson Rosa (Lucas Santos, 19'/2ºT); Jean Carlos (Cafu, 19'/2ºT) e Edson Carius (Gilmar, 25'/2ºT)