Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olho neles: conheça oito promessas do Flamengo que podem chamar atenção no início do Carioca

De João Fernando a Mateus Lima, o LANCE! lista nomes não tão conhecidos pela torcida e que podem aparecer com destaque nas primeiras rodadas do Estadual

Gabriel Barros é uma das joias do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Com títulos e bons jogadores revelados nos últimos anos, o Flamengo se firmou como uma das melhores categorias de base do Brasil. Do mesmo local de onde saíram nomes como Vinicius Junior, Lucas Paquetá e Reinier - todos vendidos para a Europa -, surgiram também Hugo Souza, Natan e João Gomes, que foram importantes na conquista do Brasileirão 2020 pelo Rubro-Negro.

+ Dinastia sem fim: veja 20 motivos para acreditar que as glórias do Flamengo vão seguir por anos

Além desse grupo de jovens que tiveram chances na última temporada e já foram campeões como profissionais, há outra geração que se destacou nas categorias inferiores e agora terá chance aparecer no time de cima no início do Campeonato Carioca.

Abaixo, o LANCE! lista oito novas promessas do Flamengo que ainda não são muito conhecidas pela torcida e terão a missão de substituir os principais jogadores do elenco até a quarta rodada. O critério estabelecido foi mostrar nomes que não tenham atuado em mais de três jogos profissionalmente - por isso, atletas como Matheuzinho, Noga, Ramon, Lázaro e Rodrigo Muniz não foram listados.

VEJA A LISTA:

JOÃO FERNANDO
João Fernando Monteiro Siqueira
Goleiro
Idade: 20 anos (01/03/2001)

João Fernando em ação pelo Fla (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Desde 2009 no Flamengo, João Fernando aproveitou as chances que teve na última temporada e se firmou como titular da equipe sub-20. Eleito o melhor goleiro da primeira fase do Brasileirão da categoria, o jovem de 1,87m se destaca pela habilidade para jogar com os pés, pela agilidade debaixo das traves e por ser "pegador de pênaltis". Como está em fase final de recuperação de uma lesão na coxa, será desfalque na estreia.

+ Destaque na base do Fla, João Fernando revela inspiração em Júlio César e mira estreia no profissional

DANIEL CABRAL
Daniel Cabral de Oliveira
Volante
Idade: 18 anos (14/05/2002)

Daniel Cabral atuou 23 minutos como profissional (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Ao lado de Lázaro, Daniel também esteve no elenco da Seleção Brasileira campeã mundial sub-17 em 2019. O volante começou no futsal do Flamengo e foi ganhando espaço progressivamente nas demais categorias no campo. Tratado como uma das principais joias da base, teve um processo de renovação de contrato turbulento em 2020 e passou meses sem atuar. Por isso, recebeu apenas uma chance como profissional, quando entrou no segundo tempo do jogo contra o Athletico-PR pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

RICHARD RÍOS
Richard Ríos Montoya
Volante
Idade: 20 anos (02/06/2000)

Richard chegou ao Fla em 2019 (Foto: Marcelo Cortes / CRF)

Richard Ríos é um caso, no mínimo, curioso. O jovem se destacou na seleção colombiana de futsal e foi contratado pelo Flamengo no meio de 2019 para atuar no campo. Após iniciar como meia, ele se tornou volante e também já jogou como lateral-direito em algumas oportunidades.

Em 2020, disputou três partidas como profissional: contra Vasco e Fluminense, pelo Carioca, e Palmeiras, pelo Brasileirão. Como não tem mais idade para atuar no Sub-20, o colombiano será incorporado ao elenco profissional para o resto da temporada.

YURI
Yuri de Oliveira
Meia
Idade: 20 anos (02/02/2001)

Yuri participou de evento com Zico (Foto: Lucas Merçon)

Com passagens pela Seleção Brasileira e uma multa rescisória de 45 milhões de euros, Yuri é tratado como joia do Flamengo desde os tempos de sub-15. O meia foi um dos destaques da equipe sub-20 na última temporada e estreou como profissional ao entrar no fim da partida contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. Ele se destaca principalmente pela batida na bola, podendo ser inclusive, uma boa arma para acabar com o jejum do Flamengo de quase três anos sem nenhum gol de falta.

MAX
Max Alves da Silva
Meia
Idade: 19 anos (12/05/2001)

Max comemora gol pelo sub-20 (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Após se destacar na Copinha 2020 pelo Tupi-MG, Max foi contratado pelo Flamengo e não demorou para se adaptar ao novo clube. Aos poucos, ele conquistou o espaço no time titular, terminou a temporada como camisa 10 da equipe sub-20 e, de quebra, renovou o vínculo com o Rubro-Negro até o fim de 2023. Canhoto, o meia se destaca pela habilidade e batida na bola. No clássico contra o Vasco, pelo Brasileiro Sub-20, ele chegou a marcar um gol olímpico.

THIAGUINHO
Thiago Fernandes Rodrigues
Atacante
Idade: 19 anos (13/03/2001)

Thiaguinho em ação pelo sub-20 do Fla (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

O ano de 2020 foi intenso para Thiaguinho. Após se destacar no título da Série C do Náutico, o atacante foi contratado pelo Flamengo em dezembro de 2019, aos 18 anos. Cinco meses depois, voltou ao Timbu por empréstimo, mas não conseguiu repetir a boa sequência e voltou ao Rubro-Negro em novembro para atuar na equipe sub-20. Na reta final da temporada, contribuiu com gols e assistências, sendo um dos nomes mais importantes do time.

GABRIEL BARROS
Gabriel de Sousa Barros
Atacante
Idade: 19 anos (25/10/2001)

Gabriel em treino no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Após se destacar na base e no profissional do Ituano, Gabriel Barros chegou ao Flamengo em outubro de 2020 por empréstimo de um ano e com opção de compra. Apesar do pouco tempo no clube, o atacante já provou ter qualidade e marcou quatro gols em 13 partidas disputados no Brasileirão Sub-20. Nas quartas de final, contra o Fluminense, foi dele o gol salvador que levou o jogo para a decisão por pênaltis.

MATEUSÃO
Mateus Dias Lima
Atacante
Idade: 16 anos (23/04/2004)

Mateus Lima comemora gol pelo sub-20 (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

É o caçula da lista que iniciará o Carioca. Revelado pelo América-MG, Mateusão foi contratado pelo Flamengo em abril de 2019, ainda para reforçar a equipe sub-15. Com 1,84m de altura e um bom porte físico, é o típico centroavante de área e coleciona convocações para a seleção brasileira sub-15 e sub-17. Na última temporada, disputou 13 jogos pelo sub-20 e marcou cinco gols. O contrato atual é até abril de 2025 e inclui uma multa rescisória de 50 milhões de euros.