Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Se estou aqui é graças ao Flamengo e ao futebol’, diz Jesus ao receber título de cidadão carioca

Em solenidade marcada por gritos de "Mister" e discursos apaixonados, técnico vê homenagem como privilégio na ligação entre Portugal e Brasil

'Sinto um grande orgulho de estar aqui', diz o treinador Jorge Jesus (Foto: Vinícius Faustini)
Escrito por

E Jesus se "tornou" carioca. Em sessão realizada nesta segunda-feira na Câmara dos Vereadores, o técnico do Flamengo, Jorge Jesus, recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto.

Em poucas palavras, o comandante esbanjou emoção por ser condecorado na solenidade. Ele estava ao lado de sua esposa, Ivone e dos filhos, Gonçalo, Mauro e Tânia.

-  Eu, como português, e hoje, como um cidadão carioca... Antes de ser cidadão carioca, eu já era um cidadão brasileiro porque Portugal está ligado ao Brasil desde 1500 quando Pedro Álvares Cabral chegou a Porto Seguro - e emendou, ao recordar sobre seu ensino:

- Na minha infância, meus professores ensinaram que o Brasil era um país irmão. Foi assim que fui educado. Hoje, ao ser homenageado pelo estado do Rio, eu sinto um grande orgulho.

O mandatário do Flamengo, Rodolfo Landim, falou sobre a homenagem ao treinador:

- É uma homenagem mais do que justa, mas o mais importante é a intensidade, a vitalidade que ele tem. A qualquer momento ele está estudando, trabalhando. A equipe está sempre focada, essa mistura de um líder, com uma capacidade de trabalho são impressionantes.

Landim também exaltou:

- Agradeço ao Jesus por ter saído de Portugal e resgatado o orgulho de uma Nação. Quem duvida do quanto é importante para o Rio, é só ver como foi o trio elétrico ontem

Em seguida, o treinador português dedicou a honraria ao Flamengo. Segundo ele, o título de cidadão carioca não aconteceria se o Rubro-Negro não tivesse aberto as portas para seu trabalho.

- Se eu estou aqui é por duas coisas importantes. Primeiro, pelo futebol, o futebol faz parte da cultura de um povo. Segundo, por causa do Flamengo, maior clube do mundo, que eu não canso de repetir. 

Vereador que propôs o titulo de cidadão carioca ao comandante rubro-negro, Felipe Michel (PSDB) fez um apelo a Jorge Jesus.

- O senhor foi unanimidade. Tem muito ainda a ensinar para nós. Precisamos ainda aprender muito com você. Sabemos que o senhor tem propostas, mas temos muito ainda a aprender com você. Sei que tem recebido propostas. Mas continue aqui, pois ainda vai nos proporcionar muita coisa - disse:

- Todos os cariocas: flamenguistas, vascainos, botafoguense, tricolores, são gratos a você pelo que tem feito - completou.

O vínculo de Jorge Jesus com o Rubro-Negro está previsto para durar inicialmente até maio de 2020. Até o momento, não foi cogitada uma possibilidade de prorrogação.

O governador Wilson Witzel (PSC-RJ) também manifestou sua alegria pelo período no qual acompanhou o trabalho do técnico em Lima.

- Pude ver uma pessoa simples, humilde que ele é. Vi que ele não tinha vergonha de ser feliz. Estava confraternizando junto com os jogadores. Estava incorporando o espírito carioca de ser - e fez o desafio:

. Agora é hora de ele fazer o batismo dele. Levar pro Sambódromo. Esperamos que você fique por muitos anos aqui. Desejo que o Flamengo conquiste o Mundial, seja campeão da Libertadores também em 2020 no Maracanã.

'MISTER DA GALERA' E MOMENTOS DE HUMOR

Sósia de Jorge Jesus na galeria da Câmara (Foto: Vinícius Faustini)

Um grupo de rubro-negros fez a Câmara Municipal ganhar ares de Maracanã. O "Mister da Galera" marcou presença e foi bastante assediado antes do evento. Em seguida, endossou o coro de rubro-negros à espera do comandante.

Jorge Jesus chegou por volta das 10h50, com forte esquema de segurança. Sob expectativa, a Nação o ovacionou com o habitual coro de "Mister"

Depois, seguiram os discursos do presidente da Câmara, Jorge Felipe (MDB-RJ), que apontou:

- Jorge Jesus, você é um carioca em estado de espírito. Chegou, com sandálias da humildade, mesmo com o currículo que tinha, e fez seu trabalho. Quando o Flamengo ganha, a cidade fica mais alegre, ganha novo estado de espírito. Faz parte da civilização homenagear esportistas - afirmou.

A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) também foi muito aplaudida após dizer:

- Se Deus é brasileiro, Jesus certamente é carioca.

O vice-governador Cláudio Castro recorreu ao jogo de palavras para se dirigir ao comandante.

- Em certa altura do jogo em Lima, meu filho falou: "pai, mas vamos ver o Flamengo perder? Vou pedir pra Jesus". Eu disse: "pede ao de cima que o daqui tá trabalhando". Você, Jesus, em jogos no qual o time estava ganhando, sempre segue fazendo cobranças...

E foi interrompido por um torcedor gaiato, que gritou:

- Tá mal, Arão!

Antes de receber a homenagem, Jesus ainda foi homenageado em vídeo pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB) e pelo senador Flávio Bolsonaro. Quando o pronunciamento  do senador do PSL foi divulgado, uma pessoa gritou "cadê o Queiroz?".

O presidente da Portuguesa-RJ, João Rêgo, ainda entregou uma camisa da equipe ao técnico Jorge Jesus e ao governador Wilson Witzel.