Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

ANÁLISE: como Matheus Uribe pode contribuir no Flamengo de Vítor Pereira

Volante já acertou pedidas salariais com Rubro-Negro, mas ainda depende de decisão familiar para assinar com o clube

O volante colombiano está no Porto desde 2019 (Foto: Divulgação / FC Porto)
Escrito por

O Flamengo está próximo de contratar o volante Matheus Uribe, do Porto. A diretoria rubro-negra já chegou em um denominador comum junto ao staff do atleta com relação a salários, mas uma chegada antecipada depende de liberação do clube português. Mesmo assim, os dirigentes do Clube da Gávea estão otimistas por um final feliz. 

+ Veja as principais movimentações do Flamengo no mercado da bola

Um dos pedidos de Vítor Pereira, Uribe chegaria para suprir a lacuna deixada por João Gomes na posição de volante. Dessa forma, o LANCE! ouviu jornalistas portugueses, analisou pontos fortes e fracos do jogador, além de entender como ele pode ajudar o Flamengo de Vítor Pereira. 

POSICIONAMENTO E PASSES LONGOS

No Porto desde 2019, Uribe apresentou alguns pontos fortes interessantes, mas dois se sobressaíram: os lançamentos e posicionamento. A precisão no passe em 2022 não é tão boa (83%), mas, de acordo com o jornalista Valter Marques, do Record Sport, as bolas longas funcionam como uma válvula de escape interessante para a equipe portuguesa. 

O posicionamento do colombiano também é uma qualidade a ser citada. Como explicitado pelo mapa de calor da plataforma SofaScore, Uribe ocupa praticamente todos os pontos do meio-campo e consegue se aventurar no ataque com tranquilidade, mesmo se tratando de um volante de contenção. 

+ Flamengo vai ao mercado por lateral direito após problemas de Matheuzinho e Varela

O papel de Uribe no Porto lembra muito o de João Gomes no Flamengo de Dorival Júnior. O camisa 35 se sacrificava na marcação para que o quarteto ofensivo pudesse ter liberdade, mas isso não significava que ele estava totalmente descartado do setor ofensivo. O volante marcou alguns gols importantes, como na semifinal da Copa do Brasil, diante do São Paulo. 

O mapa de calor do jogador nesta temporada (Foto: Divulgação/SofaScore)

LIDERANÇA E EXPERIÊNCIA

Uribe também apresenta grande liderança no Porto. Mais experiente e prestes a completar 32 anos, o volante é importante para manter o equilíbrio da equipe em situações de pressão. Na eliminação para a Inter de Milão de Champions League dessa semana, por exemplo, o colombiano levantou a cabeça dos companheiros após o apito final. 

É justamente essa experiência que faz o tamanho da perda do Porto aumentar consideravelmente. Por isso, a equipe portuguesa ainda tenta acertar a permanência de Uribe, mas, até o momento, sem sucesso. A definição do futuro do jogador deve acontecer nas próximas semanas, já que seu contrato se encerra em junho. 

Uribe em ação pela equipe portuguesa (Foto: Divulgação / FC Porto)

+ Empresário de Arrascaeta, do Flamengo, desabafa após meia não ser eleito o Rei da América: 'Injustiça'

Como mencionado, a chegada de Uribe depende do sinal verde da família, no entanto, o Rubro-Negro ainda depende da liberação antecipada do Porto. Caso não consiga, o volante colombiano só chega em julho, após o fim do contrato com a equipe portuguesa. A questão é nos mesmos moldes do goleiro Rossi, ex-Boca Juniors e atualmente no Al-Nassr.