eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Falsa versão do Cyberpunk 2077 é ransomware e pede mais de R$ 2,5 mil em resgate

Especialistas da Kaspersky descobriram site que oferece download gratuito do beta para Android e instala trojan que criptografa dados do dispositivo

Foto: Divulgação
Escrito por

De acordo com a pesquisadora, o site foi projetado para parecer que o download é da Google Play Store oficial (mas não é). Nele, os internautas encontram falsas informações sobre o número de instalações e avaliações de usuários.

Ao baixar o aplicativo malicioso, os usuários recebem uma solicitação para que o programa possa acessar os seus arquivos. Caso seja aceita, uma notificação indesejável chegará à tela das vítimas: "seus arquivos foram criptografados e só receberão a chave para desbloqueá-los após transferirem US﹩ 500 em bitcoin no prazo de 10 horas" (ver imagem aqui). Se o pagamento não for efetuado, os criminosos - que se autodenominam CoderWare - ameaçam excluir permanentemente os arquivos roubados.

"A boa notícia é que os cibercriminosos deixaram a chave de descriptografia incorporada no corpo do trojan. Isso significa que é possível descriptografar os arquivos sem pagar pelo resgate. Porém, daqui para frente, é importante que todos os jogadores tomem cuidado extra sobre onde devem baixar os jogos - especialmente, se estiver sendo oferecida uma ‘versão beta’ em uma nova plataforma. Os jogos sempre serão alvo popular para os criminosos", salienta Tatyana Shishkova .

Segundo apuração da equipe de investigação da Kaspersky, esses criminosos já acumularam cerca de US﹩ 8.342,50 (aproximadamente R﹩ 43 mil) em suas carteiras de bitcoins.

Esta não é a primeira vez que os criminosos tentam explorar o lançamento do Cyberpunk 2077. Em novembro deste ano, a Kaspersky descobriu ofertas de outra versão falsa do jogo - na ocasião, projetada para Windows - com objetivo de induzir usuários a baixarem arquivos de ransomware. Já houve também casos de golpistas que usaram a promessa de "downloads gratuitos" para coletar dados pessoais do usuário.